
Gilsomar Maia Sebastião, vice-presidente executivo e financeiro da Totvs. Foto: Divulgação.
A Totvs nomeou Gilsomar Maia Sebastião como novo vice-presidente executivo e financeiro da empresa (CFO). Ele substitui Alexandre Mafra Guimarães, que deixou a Totvs depois de oito anos.
Maia ingressou na Totvs em março de 2006 e passou por cargos como gerente de Processos e Riscos, gerente de M&A, gerente de Relações com Investidores e diretor de Planejamento.
Atualmente, ocupa os cargos de diretor de Relações com Investidores e de diretor de Finanças Corporativas, com os quais, a partir de agora, passa a acumular o cargo de CFO da empresa.
A troca do CFO acontece em um momento em que a Totvs passa por uma transição no seu comando e no modelo de negócios, além de ainda estar lidando com aquisição da Bematech, um negócio de R$ 550 milhões.
No terceiro trimestre deste ano, a empresa alcançou receita líquida de R$ 464,5 milhões, um crescimento de 4,2% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior e de 2,9% frente ao trimestre anterior.
Os resultados significam um incremento em relação aos números do segundo trimestre, quando a Totvs divulgou cifras de 2,7% no aumento do faturamento e queda de 5,6% no lucro líquido em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
A empresa, no entanto, segue abaixo da inflação, que, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), chegou a 9,49% no acumulado de setembro de 2014 até setembro deste ano.
O ritmo de crescimento tem relação com a aposta da Totvs numa estratégia comercial baseado em pacotes de softwares pagos por assinatura. Em um primeiro momento, a abordagem gera queda na receita, uma vez que as empresas não pagam mais licenciamento.
Ao mesmo tempo em que muda a maneira de fazer negócios, a Totvs também trocou o seu comando, assumido em junho por Rodrigo Kede, ex-IBM
O executivo ficou responsável pelo dia-a-dia da empresa, enquanto o fundador, Laércio Cosentino, assumiu o cargo de diretor executivo chefe durante um “período de transição” de três anos, nos quais se encarregará da estratégia de tecnologia, produto e distribuição.