Totvs busca distribuição unificada

A Totvs não deixou de lado sua estratégia de unificação dos canais de distribuição dos diferentes softwares e serviços vendidos sob o guarda-chuva da companhia. Uma novidade de peso nesse sentido deve ser anunciada em breve.

É o que afirma José Rogério Luiz, presidente executivo, CFO e diretor de Relacionamento com Investidores da Totvs que esteve em Porto Alegre participando do Meeting de TI nesta terça-feira, 14.
14 de abril de 2009 - 16:21
Totvs busca distribuição unificada
A Totvs não deixou de lado sua estratégia de unificação dos canais de distribuição dos diferentes softwares e serviços vendidos sob o guarda-chuva da companhia. Uma novidade de peso nesse sentido deve ser anunciada em breve.

É o que afirma José Rogério Luiz, presidente executivo, CFO e diretor de Relacionamento com Investidores da Totvs que esteve em Porto Alegre participando do Meeting de TI nesta terça-feira, 14.

De acordo com Luiz, que não deu prazos para o processo, a unificação do canal será o último passo de uma integração que já envolve serviços compartilhados, marketing, back office e inclusive a implantação de um sistema de gestão, atualmente em curso.

“A percepção de marca e longevidade dos softwares é estratégica para nós”, comenta o executivo, justificando o que alguns observadores percebem como uma lentidão em buscar os ganhos de escala oferecidos pela integração. O primeiro anúncio nesse sentido foi feito no final de 2007 e previa canais únicos para o ano seguinte.

Segundo o CFO, a estratégia da Totvs passa por manter a diversidade de soluções oferecida atualmente, que inclui nomes tão fortes no mercado como Microsiga ou RM Sistemas, além da própria Datasul e das diversas soluções de nicho compradas pela empresa catarinense antes ser incorporada.

“O principal erro dos nossos concorrentes é pretender dividir o mercado apenas em grandes, médias e pequenas”, alfineta o CFO da Totvs, destacando que as diferentes companhias do grupo mantêm o desenvolvimento separado, garantido a continuidade dos produtos e seu foco especializado.

Segundo Luiz a estratégia para formação dos canais únicos passa também pelo convencimento dos franqueados – responsáveis por 50% das vendas totais - sobre o acerto da estratégia. “Estamos à frente da estratégia e oferecemos esse conhecimento para nossos parceiros”, comenta o executivo, na Totvs desde 2001.

Em fevereiro de 2008, antes da compra da Datasul, a Totvs anunciou que tinha cinco canais de distribuição próprios, para a venda de oito linhas de negócio, atuando na grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Mato Grosso e Espírito Santo.

O exemplo tem funcionado. No começo do ano, a Totvs incorporou toda a operação da franquia da Datasul na Bahia. O Baguete informou uma possível fusão entre Datasul Centro Norte e a Datasul Centro Sul, duas franquias da companhia catarinense presentes no Rio Grande do Sul. Até o fechamento dessa matéria, as empresas não confirmaram o status da negociação.

Pressão dos investidores
José Rogério Luiz descartou que a pressão externa – hoje, 68% das ações da empresa está fragmentadas nas mãos de cerca de quatro mil investidores – possa influir no processo de consolidação dos canais, em busca de melhores resultados operacionais.

“Tentar administrar a empresa pensando nos investidores é um erro comum que não vamos cometer”, garante Luiz. De acordo com o CFO, o grande desafio é na verdade administrar as expectativas positivas do mercado em relação aos resultados da Totvs.

O executivo cita o bom posicionamento no mercado brasileiro da empresa (65% entre companhias de 5 a 250 funcionários) e os indicadores de faturamento e Ebtida (R$ 218,6 milhões no 3T08, com margem de 20,3%, um recorde histórico) como justificativa para o otimismo dos analistas.

“Somos a nona maior empresa de software de gestão do mundo, localizada no único mercado onde SAP e Oracle não tem o controle”, resume o executivo.

Possível venda
O posicionamento da Totvs no mercado brasileiro, onde multinacionais como SAP e Oracle tentam há tempos incrementar seu faturamento nas pequenas e médias empresas, têm alimentado rumores sobre uma possível venda.

Questionado, o CFO da Totvs destaca as dificuldades de uma oferta hostil pelo controle da companhia.

"Nesse ramo, isso é muito difícil. Os ativos da empresa podem simplesmente sair pela porta se não forem convencidos”, resume Luiz, enfatizando que qualquer venda necessitaria do consentimento dos sócios para funcionar na prática.