RECICLAGEM

Totvs tem projeto ESG na Owens-Illinois

Empresa é a maior fabricante de embalagens de vidros do mundo.

14 de abril de 2022 - 11:54
Owens-Illinois tem 60% do mercado de vidro do Brasil. Foto: Divulgação.

Owens-Illinois tem 60% do mercado de vidro do Brasil. Foto: Divulgação.

A Totvs Consulting, divisão de consultoria da gigante brasileira de software de gestão, fez um mapeamento dos dos processos de sustentabilidade da unidade brasileira da Owens-Illinois, maior fabricante de embalagens de vidros do mundo.

Foram diagnosticadas as práticas positivas e mapeadas as oportunidades de melhoria da companhia americana com relação aos pilares de ambiental, social e governança (na sigla em inglês, ESG).

O que é chamativo no projeto é que a operação brasileira da Owens-Illinois não é cliente de nenhum software de gestão da Totvs, o que seria uma vantagem competitiva em uma iniciativa desse tipo para a empresa brasileira.

A área de consultoria no tema ESG da Totvs é recente, tendo sido lançada no ano passado. 

A companhia já é signatária desde 2014 do Pacto Global da ONU, um conjunto de medidas importantes do ponto de vista da responsabilidade social corporativa.

No caso da Owens-Illinois, a Totvs elaborou um questionário de quase 300 perguntas para identificar acertos, lacunas e pontos de melhoria.  

O trabalho deu origem a um relatório com o diagnóstico final, apontando alternativas para aprimoramento.

O tema sustentabilidade tem especial relevância para a Owens-Illinois, que produz vidro, um produto que em tese pode ser infinitamente reciclado. 

“Felizmente, constatamos que temos indicadores em nível avançado, que caminham juntos a outros players do mercado e estão alinhados ao que os nossos clientes têm aplicado”, afirma Hugo Ladeira, presidente da Owens-Illinois.

Com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, a Owens-Illinois tem quase 60% do mercado de vidro. 

Em 2021, a empresa anunciou o investimento de US$ 180 milhões no Brasil, com o objetivo de expandir a produção, aumentando em até 20% a capacidade no país.