CARROS

Troca no comando da TI da Renault

Caio Nogueira, ex-head de TI, assume o cargo de CIO na América Latina.

06 de abril de 2023 - 05:43
Caio Nogueira.

Caio Nogueira.

Caio Nogueira, ex-head de TI da Renault no Brasil, acaba de assumir o cargo de CIO para a Renault na América Latina, o que o torna integrante do comitê executivo da empresa.

Nogueira está na Renault desde 2018, tendo liderado o projeto America Digital Hub: uma estrutura multidisciplinar formada por equipes focadas no desenvolvimento de produtos da montadora. 

Antes de ser contratado pela Renault, Nogueira atuou por 10 anos como gerente na Accenture Digital, braço de consultoria tecnológica da Accenture. 

O profissional substitui Angelo Figaro, que fez carreira na Renault ao longo de 26 anos, incluindo sete anos na matriz francesa e 13 anos liderando as equipes de TI na América Latina.

Figaro atuou na estratégia de transformação digital da empresa, que levou ela a ser apontada como destaque para Indústria 4.0 pelo Fórum Econômico Mundial em 2020. Ele também acumulou a função de CIO da Nissan no país por alguns anos.

A Renault mantém quatro fábricas no Brasil, instaladas dentro do chamado Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais, no Paraná.

O Grupo Renault atingiu resultado acima do esperado em 2022, com faturamento de 46,4 bilhões de euros, crescimento de 11,4% na comparação com 2021.

A empresa não abre dados do Brasil, mas a consultoria especializada Jato do Brasil coloca ela como a sétima maior montadora do país em vendas, com 125 mil emplacamentos em 2022, o que renderia um faturamento na casa dos R$ 12,5 bilhões.