INDÚSTRIA

Tupy procura startups de todo o país

A metalúrgica está com inscrições abertas para o primeiro ciclo do seu programa de aceleração.

31 de maio de 2021 - 16:15
Fundada em 1938, a Tupy produz componentes estruturais em ferro fundido. Foto: divulgação.

Fundada em 1938, a Tupy produz componentes estruturais em ferro fundido. Foto: divulgação.

A Tupy, multinacional catarinense do ramo da metalurgia, anunciou a criação da ShiftT, sua aceleradora de startups, e está com inscrições abertas para o primeiro ciclo do seu programa de aceleração até o dia 4 de junho.

O processo é aberto para startups de todo o país, que precisam ter sinergia com o negócio da Tupy, com soluções que proponham inovação significativa e que possam ser escaladas rapidamente com o apoio da companhia.

Outro área de interesse é o desenvolvimento sustentável, com negócios que necessitam ser economicamente viáveis e promover impacto socioambiental positivo. 

Também serão aceitos projetos voltados à indústria 4.0, com geração de valor a partir da aplicação de tecnologias emergentes e que possam impulsionar a jornada de transformação digital da Tupy.

Além disso, a metalúrgica tem interesse em iniciativas que proponham novas formas de abordar os desafios encontrados nas cadeias de valor de atuação da empresa.

Os empreendedores selecionados vão ter conexão com toda a estrutura da Tupy e passar por mentorias exclusivas, aplicadas por 30 profissionais da Tupy com experiência nas mais diferentes áreas de conhecimento.

O programa é baseado no conceito equity free, no qual o empreendedor não precisa abrir mão de parte da sua empresa para poder participar do processo de aceleração.

A ShiftT também diz ter como premissa o respeito total à propriedade intelectual das startups e dos seus talentos. Além disso, as provas de conceito serão remuneradas.

“Desde a sua fundação, a Tupy se destaca pelo pioneirismo e, ao longo da sua história, realizou parcerias e investiu em P&D. Tivemos vários saltos de inovação e queremos compartilhar esse conhecimento e aprender também”, explica Fernando de Rizzo, CEO da Tupy.

Fundada em 1938, a Tupy produz componentes estruturais em ferro fundido para os setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia.

A empresa possui fábricas brasileiras em Joinville, Santa Catarina, e em Mauá, São Paulo. Fora do país, tem produção nas cidades de Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais em São Paulo, Estados Unidos e Alemanha.