TEMPO REAL

Twitter desenvolve plataforma de notícias

19 de junho de 2015 - 14:08
O Twitter está desenvolmento uma ferramenta focada em notícias. Foto: Bloomua/Shutterstock.

O Twitter está desenvolmento uma ferramenta focada em notícias. Foto: Bloomua/Shutterstock.

O Twitter está desenvolmento uma ferramenta focada em notícias. O Project Lightning é focado em uma curadoria de conteúdo baseada em acontecimentos, unindo informações, fotos e vídeos atualizados em tempo real.

O projeto ainda inclui a possibilidade de incorporar o conteúdo em outras plataformas da web e aplicativos.

A ideia é facilitar a maneira de consumir notícias no Twitter, especialmente com assuntos urgentes. Atualmente, acompanhar os eventos no Twitter requer um certo nível de conhecimento sobre como o portal funciona, para identificar hashtags e fontes certas.

A empresa já tentou, no passado, fazer com que os tweets mais pertinentes fossem de fácil acesso, mas era necessário ser um usuário um pouco experiente para tirar proveito deles. 

De acordo com BuzzFeed, o projeto ainda vai demorar alguns meses para entrar em operação, e pode sofrer modificações.

Por quanto, o plano é criar uma nova área no Twitter. Ao clicar nela, o usuário será levado para uma tela que mostra os vários eventos que estão acontecendo e o que as pessoas estão twittando sobre eles. 

As categorias podem incluir acontecimentos pré-agendados, como o Grammy ou as finais da NBA, mas também vão reunir as últimas notícias e acontecimentos em curso, como o terremoto do Nepal. 

Ao escolher um evento, o usuário verá um visual atraente com tweets selecionados, que são definidos a partir de uma curadoria. A equipe de editores, liderados por Katie Jacobs Stanton, que comanda as operações de mídia do Twitter, irá selecionar os melhores e mais relevantes tweets relacionados ao fato.

O usuário também pode optar por seguir um evento e ver os tweets selecionados em sua timeline geral, sem precisar seguir as contas que estão criando o conteúdo. 

O conceito do Lightning é uma resposta às críticas de que a experiência dos usuários no Twitter exige que eles sejam “heavy users” para se tornar relevante. Com a novidade, é possível estar por dentro dos acontecimentos mesmo sem saber exatamente que fontes seguir. As páginas serão abertas inclusive para quem não tem uma conta no microblog.

O Twitter vem criando novas formas de promover conteúdo e gerar receita. Em 2014, por exemplo, a empresa colheu os primeiros resultados de sua reformulação da estratégia de captação de faturamento via anúncios

No último trimestre de 2014, a empresa atingiu uma receita de US$ 479 milhões, um crescimento de 97% sobre o mesmo período no ano anterior.

Projetos da companhia incluem uma parceria com o Google para espalhar milhares de posts pelo motor de busca da companhia de Mountain View, dando maior visibilidade à rede social; e acordos com marcas como Yahoo e Flipboard para incluir publicidade em tweets replicados em sites e outros aplicativos.