.jpg?w=730)
Cícero Olivieri, vice-presidente de engenharia da V.tal. Foto: divulgação.
A V.tal, empresa de rede neutra de fibra óptica oriunda da Oi, contratou a Kyndryl, spin off da unidade de gerenciamento de infraestrutura da IBM, para otimizar e virtualizar o tráfego e as rotas em toda a sua malha terrestre de mais de 430 mil km.
Como precisava de um parceiro de tecnologia para apoiar seu plano de expansão de rotas, a companhia optou pelo Router Reflector virtualizado, um equipamento responsável por distribuir as rotas de sinal da rede para garantir que os caminhos e as entregas de dados sejam precisos.
“Na Kyndryl, encontramos um parceiro importante, que conta com a experiência em serviços de networking para integrar um ecossistema de provedores de tecnologia e implementar soluções de rede modernas, deixando nossa infraestrutura mais robusta ainda”, explica Cícero Olivieri, vice-presidente de engenharia da V.tal.
A infraestrutura da V.tal é compartilhada por várias empresas clientes. Neste cenário, a solução da Kyndryl separa virtualmente as rotas de cada cliente, permitindo a independência e neutralidade dos serviços mesmo dentro da mesma rede.
Segundo a companhia, o Router Reflector traz mais agilidade à rede da V.tal, ajudando-a a ampliar sua capacidade de atender clientes com a mesma performance em todas as regiões onde atua.
“Por ter a maior rede neutra de fibra óptica do país, a V.tal está sempre trabalhando para otimizar o tráfego de todos os clientes, o que requer uma evolução constante da capacidade de entregar um serviço resiliente e com cada vez mais qualidade”, afirma Olivieri.
Inicialmente chamada de InfraCo, a V.tal foi a primeira empresa no país a lançar o modelo de rede neutra de fibra óptica fim a fim e cresce a uma velocidade de aproximadamente 500 mil novos domicílios por mês.
Hoje, a companhia tem cerca de 430 mil km de fibra óptica, chegando a 2,3 mil cidades e 19 milhões de residências.
A empresa também possui 26 mil km de cabos submarinos que ligam o Brasil à Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Bermudas e Estados Unidos, além de edge data centers distribuídos entre Brasil e Colômbia.
Até 2025, o plano é chegar a 32 milhões de casas passadas disponíveis para contratação em todos os estados.
Em novembro, a empresa recebeu um aporte de R$ 2,5 bilhões da CPP Investments, gestora de investimentos do plano de pensões do Canadá. Hoje, fundos como o CPP têm 65,9% da V.tal. Os outros 34,1% são detidos pela operadora Oi.
Criada em abril de 2021, a Kyndryl já nasceu como um player de peso, assumindo negócios que respondiam a 25% das vendas da IBM e quase um quarto dos seus funcionários. Cerca de 90 mil pessoas atendem a mais de 4 mil clientes em mais de 60 países.
Com mais liberdade para trabalhar com outros provedores de nuvem, por exemplo, a nova empresa deu seu pontapé inicial no Brasil em setembro de 2021.