
Olivério Ferreira. Foto: Douglas Cypriano
O Parque Tecnológico do Vale do Sinos, unidade da Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale (Valetec) em Campo Bom, vai investir R$ 2,28 milhões em novos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e criação de cursos.
O recurso vem do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGTec), da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado (SCIT), que no ano passado já havia destinado R$ 1,1 milhão para o parque de Campo Bom.
Conforme o presidente do Conselho Superior da Valetec, Olivério Ferreira, o novo investimento vai viabilizar a permanência das empresas pós-incubadas no parque.
“Nos preocupamos com a melhoria constante das estruturas, a fim de disponibilizar o ambiente de inovação adequado para o desenvolvimento de novos produtos”, ressalta o dirigente.
Atualmente, a unidade de Campo Bom beneficia empresas de informática, telecom, automação, biotecnologia, couro e calçado, design, energia, meio ambiente, agropecuário e agroindustrial.
Em breve, segundo Olivério, empresas de outras áreas também serão favorecidas.
Os recursos recebidos pela entidade do Pgtec em 2011 foram destinados a ações como, por exemplo, o Portal da Inovação.
Inspirado em um projeto da Procter & Gamble, o portal conta com vitrine de negócios, fórum de discussão, calendário de eventos, além de artigos e editais com foco em inovação.
A ideia é que o site seja um ponto de troca de informações para os setores de P&D das empresas.
Segundo Ferreira, o espaço também ajudará na busca por novas tecnologias, profissionais e pesquisadores.
“Através do portal, vamos contribuir para a geração de diferenciais no mercado, com resultados positivos para todos”, ressalta o presidente do conselho.
Com 22 empresas residentes e 67 associadas, além de 14 parceiros institucionais, incluindo governo e entidades de classe, o Parque Tecnológico do Vale do Sinos também está em vias de expansão física.
Em junho deste ano, a unidade de Campo Bom recebeu uma doação de 10 hectares da prefeitura da cidade, ampliando sua área total em 50%, para 30 hectares.
Na nova área, a meta é implantar dois novos ambientes - um condomínio empresarial e uma incubadora tecnológica, ambos aptos a receber novas empresas residentes.
A entidade terá cerca de cinco anos para a construção dos novos ambientes.
Administradora do parque, a Valetec é mantida pela Universidade Feevale, em parceria com as prefeituras de Campo Bom, Estância Velha e Novo Hamburgo, e apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Campo Bom, Novo Hamburgo e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV).
Além da unidade em Campo Bom, a Valetec também opera um parque em Estância Velha e outro no centro histórico de Novo Hamburgo, no bairro Hamburgo Velho.