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Billy Blaustein (COO) e Jack Sarvary (CEO) da Vammo (Foto: Divulgação)
A Vammo, startup brasileira que oferece locação de motos elétricas e trocas de bateria, recebeu um aporte de US$ 30 milhões (cerca de R$ 147 milhões) em rodada série A liderada pela Monashees, um dos maiores fundos de investimento do país.
Também participaram da rodada os fundos Construct Capital, 2150 e Maniv Mobility.
Fundada em 2022 por Jack Sarvary, ex-Rappi, e Billy Blaustein, ex-Tesla, a Vammo se chamava Leoparda Electric até passar por um reposicionamento de marca no início deste ano.
Com atuação na América Latina, a empresa tem um modelo de negócios que consiste no fornecimento de motocicletas elétricas e uma rede de estações que permitem aos usuários trocarem suas baterias descarregadas por outras prontas para uso imediato a um baixo custo de assinatura semanal.
Entre os públicos impactados pelo serviço, estão profissionais de entregas, trabalhadores liberais que rodam grandes distâncias diariamente e pessoas que trabalham em grandes centros de forma híbrida.
Atualmente, a startup conta com oito bases de trocas de bateria na cidade de São Paulo e mais de 300 clientes. Desde a inauguração, já foram mais de 4 milhões de quilômetros rodados e mais de 150 mil trocas de bateria.
Neste ano, a Vammo lançou um protótipo de estações para autoatendimento com gabinetes que armazenam e recarregam as baterias, permitindo a troca de uma bateria vazia por outra carregada em menos de dois minutos.
O hardware importado foi adaptado para a realidade local e, segundo a empresa, funciona com 100% de precisão.
O equipamento já tem sido requisitado por fabricantes de motos a fim de ajudar suas vendas em outros países. Conforme a expectativa dos fundadores da startup, ele tem potencial para se tornar o padrão que a região latino-americana vai usar com os veículos elétricos.
Em 2022, a Vamo já havia captado US$ 8,5 milhões. Com a nova captação, o valor levantado deve ser usado para ampliar as operações em São Paulo e, em seguida, expandir para outros países como Colômbia e México.
“Ficamos animados em trazer investidores para o Brasil que apostam na Vammo para liderar essa transição e que, assim como nós, acreditam que os veículos de duas rodas serão os primeiros a se popularizar de fato entre os elétricos”, afirma Jack Sarvary, CEO da Vammo.
O objetivo da startup é se tornar o maior player no segmento de veículos elétricos da América Latina já em 2024, com uma carteira que chegue a 15 mil de clientes até o fim de 2025.
Além disso, está nos planos a implantação de uma fábrica em Manaus para internalizar a produção das motos, gabinetes e baterias da marca.