ACELERADORA

Vetor AG Ventures está sob nova liderança

Rogério Rabelo acumula passagens pela Inovamall, Vale e Nexa Resources.

19 de fevereiro de 2024 - 16:14
Rogério Rabelo, novo CEO da Vetor (Foto: Divulgação)

Rogério Rabelo, novo CEO da Vetor (Foto: Divulgação)

A Vetor AG Ventures, aceleradora de construtechs e infratechs criada pela Andrade Gutierrez em 2023, contratou Rogério Rabelo, profissional especializado em inovação e planejamento estratégico, para assumir como o novo CEO do braço da construtora mineira.

O executivo chega do Inovamall, onde atuou como consultor sênior nos últimos dez anos. Outra de suas passagens inclui o cargo de gerente de processos e inovação global na Votorantim Cimentos.

Entre 2020 e 2023, o profissional passou pela Vale como engenheiro master, depois de ter atuado como líder de inovação e projetos estratégicos de mercado na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Rabelo também compôs o time da Nexa Resources ao longo de oito anos, empresa na qual começou como engenheiro de desenvolvimento e processos, até se tornar gerente de projetos e inovação.

Já no início de sua carreira, foi trainee na área de engenharia da Gerdau e da Novelis.

Bacharel em engenharia metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o executivo conta com uma pós-graduação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e um MBA em gerenciamento de projetos pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec).

Além disso, seu currículo acadêmico ainda conta com especializações em inovação e design thinking, gestão econômica, e liderança por instituições como Massachusetts Institute of Technology, Fundação Dom Cabral, Ibmec e Saïd Business School da Universidade de Oxford.

Como líder da Vetor, o profissional afirma que a companhia irá buscar tecnologias que atendam aos desafios dos canteiros de obras e das empresas parceiras que queiram aumentar sua produtividade e margem e diminuir despesas e custos por meio da inovação.

“Nos próximos anos, vamos apoiar até 30 startups cujas soluções possam ser utilizadas em toda a cadeira de parceiros da Andrade Gutierrez, passando pelas áreas de energia, óleo e gás, saneamento, infraestrutura e mineração, dentre outras. Buscaremos aquelas com grande potencial”, comenta.

Fundada em 1948, a Andrade Gutierrez atua com engenharia de grande porte e alta performance em projetos industriais, obras de infraestrutura, mobilidade urbana, energia, óleo e gás. A empresa já entregou mais de 900 projetos e possui mais de 8 mil funcionários.