Visa: 3,7% da população compra online

Um estudo encomendado pela Visa e conduzido pela AmericaEconomia Intelligence na América Latina e Caribe (ALC) revela que sete milhões de internautas, ou 3,7% da população brasileira, já têm o hábito de fazer compras pela internet.

Em 2007, as vendas online no Brasil alcançaram a marca de US$ 4,89 bilhões, crescimento de 116% em relação a 2005 e um recorde em e-commerce na região ALC.
11 de setembro de 2008 - 10:41
Um estudo encomendado pela Visa e conduzido pela AmericaEconomia Intelligence na América Latina e Caribe (ALC) revela que sete milhões de internautas, ou 3,7% da população brasileira, já têm o hábito de fazer compras pela internet.

Em 2007, as vendas online no Brasil alcançaram a marca de US$ 4,89 bilhões, crescimento de 116% em relação a 2005 e um recorde em e-commerce na região ALC.

O aumento, segundo a Visa, se deve principalmente ao crescimento econômico da região, avanços na tecnologia e aumento da penetração de cartões de crédito, bem como mudanças positivas no comportamento do consumidor, que passou a ter mais confiança nas transações web, além de notar as facilidades de comprar por este meio.

“Cada vez mais os cartões de crédito se posicionam como um dos principais aliados para o crescimento do e-commerce, prova disso é que mais de 65% das compras online do Brasil são realizadas com este tipo de pagamento”, afirma Eduardo Chedid, diretor executivo sênior de Produtos da Visa Brasil.

A pesquisa também apresenta o índice e-Readiness B2C, que compara a capacidade das economias da região ALC para desenvolver a demanda por comércio eletrônico. Em 2007, a América Latina chegou a 26,2 pontos no e-Readiness, enquanto que o Brasil ficou em 42,5 pontos.

No período analisado, o Brasil respondeu por 45% das e-compras realizadas na AL.. Outro dado é que o e-commerce no país representa 0,38% do PIB nacional, acima da média da região de 0,32%, mas ainda distante de economias mais avançadas, como os Estados Unidos, onde a penetração alcança 1%.