
Web Summit é um dos principais eventos de tecnologia do mundo. Foto: Depositphotos.
A primeira edição do Web Summit no Rio de Janeiro está com os ingressos esgotados, ou, para usar uma expressão charmosa em inglês, está “sold out”.
O Web Summit acontece nos dias 1 e 4 de maio, dentro de duas semanas e meia, o que torna o “sold out” o mais rápido da história do evento.
Foram vendidas 20 mil entradas, informou a organização nesta terça-feira, 11.
É muito ingresso? É pouco ingresso? Depende de em quem você acredita e com o que você compara.
Em um comunicado, o fundador e CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave, afirma que a demanda foi “bem acima da estimativa inicial”, que era a de levar cerca de 5 mil pessoas ao Riocentro.
“20 mil é algo que nunca sonhamos acontecendo. Nossa meta no próximo ano é atingir confortavelmente a marca de 30 mil, tornando o Web Summit Rio o encontro de tecnologia proeminente e definidor da América do Sul”, disse Cosgrave em comunicado.
Acontece que 5 mil é uma cifra bem modesta para um evento da grife do Web Summit, acontecendo em um grande centro do Brasil.
Em Lisboa, onde o evento já acontece há uma década, o público fica na casa dos 70 mil. Recentemente, o South Summit, um evento menos badalado, atraiu 22 mil visitantes para Porto Alegre.
Quando do anúncio da vinda do Web Summit, a prefeitura do Rio de Janeiro falou em um público estimado de entre 30 e 35 mil pessoas, com o objetivo a longo prazo de chegar às 70 mil em seis anos.
Porque os números não fecham? Uma hipótese é uma clássica divergência entre quem paga a conta e quem entrega o serviço.
O Web Summit no Rio de Janeiro tem entre seus patrocinadores a prefeitura da cidade.
Parece lógico que ela tenha expectativas altas de atração de visitantes, o que é a justificativa mais óbvia para colocar dinheiro público numa coisa dessas.
Para a organização, que tem que entregar, é mais interessante baixar um pouco a bola das metas, para vender a entrega como um número excepcional.
De qualquer forma, o Web Summit vem com a pinta de ser um evento arrasador.
De acordo com a organização, a expectativa para a primeira edição do Web Summit Rio é a de reunir mais de 900 startups, 500 investidores, uma programação com cerca de 300 palestrantes.
Entre os speakers já confirmados estão nomes como o fundador e CEO do Nubank, David Vélez; prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; presidente da Signal, Meredith Whittaker; a consultora de segurança da Nym, Chelsea Manning; e o famoso YouTuber brasileiro KondZilla.