
Foto: reprodução.
A WebPeak Brasil, desenvolvedora de tecnologias para análise de marketing digital e otimização para mecanismos de busca (SEO, na sigla em inglês), lançou o WebQuest, um game voltado para a superação de desafios e aprendizados sobre SEO.
Baseado no estilo RPG, quando há imersão na história do jogo, a empresa compara o projeto ao The Legend of Zelda, lançado em 1986 e famoso até os dias de hoje entre os amantes de games, com mais de 136 milhões de cópias vendidas.
Com a fórmula, o jogo da WebPeak foi desenvolvido em Beta e tem como foco principal a geração Z e os millenials.
São quatro níveis, cada um com um desafio a ser superado. Os jogadores podem coletar moedas que, ao final do jogo, destravam um cupom de desconto para utilizar os serviços de SEO da empresa.
Outro diferencial é que o jogo também indica livros sobre o tema para quem tiver mais interesse no assunto.
Além disso, a WebPeak disponibilizou easter eggs, ou seja, objetos ou informações escondidas que só são percebidos por quem prestar muita atenção ou conhecer a história do universo do jogo.
Segundo Marcos Custódio, CEO da companhia, a gamificação é pouco explorada no segmento de SEO.
“Somos os primeiros do Brasil, e talvez do mundo, a criar uma interação imersiva que envolve diversão, educação e desafios. Entendemos que a gamificação é uma forma de tornar um assunto técnico como o SEO, em algo mais lúdico e amigável. Usamos o RPG para nos aproximar dos jovens e da galera que era criança nos anos 90, que são os decisores de hoje em dia”, explica Custódio.
Fundada em 2014, a WebPeak faz análises que vão desde simples relatórios de page speed, top páginas mais visitadas e medidores sociais até relatórios mais complexos, como web analytics e monitoramento de links.
A ferramenta da empresa também organiza todas as informações relevantes à análise geral do site em questão em um único dashboard.
Hoje, a WebPeak soma mais de 800 termos na primeira página, mais de 2 mil conteúdos publicados e R$ 1,2 milhões em publicidade gerenciados mensalmente.