MERCADO

Xertica chega ao Brasil

Mexicana é a maior parceira do Google Cloud na América Latina.

07 de julho de 2023 - 12:35
Alfredo Deak, country manager da Xertica no Brasil. Foto: Divulgação

Alfredo Deak, country manager da Xertica no Brasil. Foto: Divulgação

A Xertica, startup mexicana considerada a maior parceira do Google Cloud na América Latina, anunciou sua chegada ao mercado brasileiro com o investimento de US$ 1 milhão (cerca de R$ 4,89 milhões). 

No Brasil, a empresa tem como foco atuar no setor público, com clientes nas áreas de governo e Justiça em cidades com mais de 300 mil habitantes. 

Segundo o portal Startups, a Xertica quer emplacar soluções voltadas à segurança cibernética e proteção de dados; gestão de infraestrutura em nuvem; inteligência artificial aplicada à Justiça; e recursos de colaboração e de automação de processos administrativos para cidades.

O plano também é atender regiões pouco cobertas por provedores de nuvem.

"Estamos olhando para áreas como Centro-Oeste, Sul e Nordeste, cujos projetos de nuvem estão em expansão. Mas outros segmentos de mercado serão atendidos além de governo: varejo, educação, empresas nativas digitais e mercado financeiro”, explica Alfredo Deak, country manager da Xertica no Brasil.

A companhia começará atuando com um time de 14 pessoas no Brasil, com seus projetos sendo desenvolvidos em colaboração com a equipe regional, que conta com cerca de 260 funcionários.

“Nosso time regional já tem o conhecimento das metodologias e conta com profissionais brasileiros. Isso nos dá agilidade para focar no go-to-market e entregar valor rapidamente”, afirma Deak.

A meta da Xertica é fechar 2023 com um faturamento de US$ 80 milhões (cerca de R$ 390 milhões), valor que já inclui as primeiras receitas vindas do Brasil.

No ano que vem, o plano é captar recursos para acelerar a operação brasileira.

“Estimamos que, em três anos, o Brasil já passe a representar 50% da receita total da companhia”, projeta o country manager.

Fundada em 2016 no México, a Xertica fornece consultoria de nuvem pública e serviços gerenciados (MSP, na sigla em inglês).

A startup possui mais de 800 clientes e trabalha principalmente com as verticais de varejo, finanças e nativos digitais e governamentais. Atualmente, opera na Colômbia, México, Equador, Peru, Chile e Argentina.