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Até outubro de 2022, a expectativa é que a conta digital e o cartão de débito e crédito contem com o acesso dos 3,5 milhões de clientes da empresa (Foto: Divulgação)
A XP, maior corretora de valores do Brasil, está utilizando a Microsoft Azure como plataforma para o lançamento de produtos e serviços digitais, entre eles a conta digital e o cartão nas funções crédito e débito, além de integrá-los em um único aplicativo.
Até então, a XP oferecia uma conta digital para seus clientes, mas com opções limitadas.
Em junho deste ano, os correntistas passaram a ter direito a até quatro saques gratuitos mensalmente, por meio de caixas eletrônicos da rede Banco24Horas, bem como a um cartão de débito, transferências entre contas da empresa, pagamentos e Pix.
Na época do lançamento, a companhia já contava com uma base de 300 mil correntistas.
O cartão de crédito, por sua vez, entrou em fase de testes em julho de 2020 e foi liberado para todos os clientes em março do ano seguinte, depois de ser testado por 35 mil pessoas.
O produto, contratado digitalmente, não cobra anuidade e promete oferecer juros até 50% mais baixos que a média dos grandes bancos.
Além disso, o cartão conta com o sistema de Investback, em que parte do dinheiro gasto é devolvido ao cliente para que seja investido.
Até outubro de 2022, a expectativa é que os dois produtos contem com o acesso dos 3,5 milhões de clientes da empresa.
“Queremos, cada vez mais, evoluir a experiência dos nossos clientes e oferecer os melhores produtos e serviços do mercado financeiro. Por isso, é fundamental contar com agilidade, ambiente seguro e integração do Microsoft Azure para acelerar nossas inovações”, comenta Eduardo Berti, sócio e vice-presidente de tecnologia da XP.
Segundo Rafael D’Ávila, diretor para a indústria de serviços financeiros na Microsoft Brasil, a companhia tem acompanhado o setor de perto e quer contribuir com a sua experiência em criar soluções com rapidez, flexibilidade e segurança.
“Nosso objetivo é contribuir para que a XP Inc. possa desenvolver novos produtos e serviços que permitam aos seus clientes a possibilidade de investir mais e melhor”, afirma D’Ávila.
Nos últimos anos, a bigtech tem captado clientes do setor financeiro com soluções de armazenamento de dados que podem ser usadas nas novas modalidades que estão surgindo, como o Open Finance.
Em 2021, por exemplo, o Canadian Imperial Bank of Commerce aderiu à Azure como plataforma de nuvem primária, e o Standard Bank, um dos maiores grupos de serviços financeiros da África do Sul, continuou investindo na nuvem da Microsoft para se adequar ao mercado.
Criada em 1975, a Microsoft tem negócios em 170 países e conta com cerca de 144 mil funcionários. A empresa está no Brasil há 32 anos, com sede em São Paulo.
Já a XP nasceu em 2001, em Porto Alegre, e hoje também tem sede na capital paulista. A companhia possui mais de 3,5 mil funcionários e R$ 874 bilhões de ativos sob custódia. A XP Inc. é dona das marcas XP, Rico, Clear, Infomoney, XPeed, entre outras.