XPTA é novo canal da Mastersaf

A XPTA acaba de se tornar um canal de venda da Mastersaf Thomson Reuters.

A integradora, especializada em projetos para pequenas e médias empresas, agregou ao portfólio o Mastersaf Smart, solução para controle e cumprimento de obrigatoriedades fiscais.

09 de janeiro de 2012 - 14:00

A XPTA acaba de se tornar um canal de venda da Mastersaf Thomson Reuters.

A integradora, especializada em projetos para pequenas e médias empresas, agregou ao portfólio o Mastersaf Smart, solução para controle e cumprimento de obrigatoriedades fiscais.

“Existem mais de 170 obrigações acessórias, mais de 200 tipos de documentos fiscais e 85 impostos nacionais no país, o que torna a entrega das obrigações ao Fisco uma tarefa muito complexa”, explica José Marques, gerente Comercial da XPTA.

Segundo ele, a ferramenta da Mastersaf Thomson Reuters reduz o risco de exposição fiscal das companhias, garantindo processos automatizados, economia tributária e eliminação de dúvidas.

Recursos que ganham peso em função do calendário fiscal de 2012, garante Marques.

“Como o Brasil tem muitas peculiaridades em relação aos impostos, na tentativa de simplificar e obter maior controle, o governo determinou para 2012 a entrega do SPED das empresas com lucro real já no início do ano”, complementa Marcus Bottaro, diretor da Unidade Smart da Mastersaf.

Ele acrescenta que em julho será a vez das entradas no SPED de empresas com lucro presumido, o que corresponde atualmente a 70% dos CNPJs do país.

Por fim, o Livro Eletrônico de Escrituração e Apuração do Imposto sobre a Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido da Pessoa Jurídica Tributada pelo Lucro Real (e-Lalur) será obrigatório para as pessoas jurídicas sujeitas à apuração do Imposto sobre a Renda.

O software
O Mastersaf Smart absorve as informações dos 57 diários da União e, simultaneamente, extrai do ERP das empresas todas as informações tributárias.

“Assim, simplifica o cálculo dos impostos e faz a emissão correta aos órgãos competentes como Ministério da Fazenda, secretárias estaduais da Fazenda e Receita Federal”, explica Bottaro.

A ferramenta também é parametrizável, permite customizações e garante portabilidade para diversos bancos de dados e ERPs.

Evento
A parceria XPTA e Mastersaf será detalhada durante um encontro que a integradora realiza na quarta-feira, 18, às 8h30, no Hotel Renaissance, em São Paulo.

No evento, os participantes receberão um roteiro com a indicação, mês a mês, das principais obrigações fiscais deste ano.

Interessados em participar do encontro devem confirmar presença até a quarta-feira, 11, pelo e-mail xpta@xpta.com.br ou telefone (11) 2165.6947.

A XPTA atua também com soluções Microsoft Dynamic AX e Microsoft Dynamics NAV.

Comprando!

Já a Mastersaf foi adquirida pela Thomson Reuters em maio de 2011, quando já estava envolvida em um processo de consolidação de mercado com as compras de ativos da gaúcha Lamur Informática e da Lumen IT.

O histórico de compras da consultoria norte-americana no Brasil, entretanto, é bem maior: em novembro do ano passado, a adquirida foi a gaúcha Tedesco, especializada em TI para departamentos jurídicos corporativos e escritórios de advocacia.

Um mês antes, a Thomson Reuters havia comrpado a área de software da paulista Alliance, especializada em soluções para a área fiscal, assim como a Mastersaf e a joinvilense Conceito W, que também foi comprada pela norte-americana em setembro de 2011.

Com sede em Nova Iorque e mais de 55 mil colaboradores em cerca de 100 países, a Thomson Reuters atua em consultoria e tecnologia nos mercados financeiro, jurídico, fiscal e contábil, de saúde e ciência e mídia.