
Foto: Depositphotos
O Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) desenvolveu uma plataforma de estudo que utiliza inteligência artificial baseada nas soluções Microsoft Azure OpenAI Service e Copilot Studio para apoiar alunos dos Ensinos Médio e Fundamental fora da sala de aula.
Batizada de Leia, a solução tem o objetivo de garantir que os alunos tenham acesso a uma infraestrutura complementar de estudo, alinhada aos planos de aula dos professores.
Entre as funcionalidades oferecidas, está um tutor virtual que adapta os conteúdos às preferências, ritmos e dificuldades de cada estudante, promovendo uma experiência de aprendizagem mais eficaz e personalizada.
Ao ingressar na plataforma, o estudante responde a perguntas sobre si mesmo, indicando seus temas de maior interesse e seu modo favorito de interagir on-line, seja por áudio, texto ou vídeo.
A solução possibilita, ainda, a geração de indicadores que permitem identificar dificuldades específicas em determinadas disciplinas. Essas informações, por sua vez, são utilizadas para orientar intervenções pedagógicas.
Ao transmitir explicações, a Leia apresenta perguntas para verificar se o aluno realmente aprendeu e seleciona vídeos, imagens, podcasts ou outros objetos de aprendizagem relacionados ao material didático para ilustrar o conteúdo.
Se notar que o aluno está com dificuldades ou reincidência em determinados temas, a ferramenta sugere que ele agende um atendimento on-line com um dos tutores humanos disponíveis.
Além disso, a plataforma é gamificada a fim de garantir o engajamento dos jovens. Conforme o uso, o aluno vai recebendo recompensas, como diamantes ou moedas, por exemplo. Assim como ocorre nos jogos on-line, ele "melhora" o avatar.
Para os adolescentes, a ferramenta auxilia na preparação para vestibulares. O PraticAÍ é uma funcionalidade que permite que os jovens realizem trilhas de exercícios focadas em provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A plataforma já está disponível em todas as 140 escolas do SESI no estado de São Paulo, atendendo cerca de 36 mil jovens com mais de 3 milhões de interações mensais e 106 mil diárias.
Há mais de 75 anos em atuação, o Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) é uma entidade de direito privado que visa promover a educação, cultura, esporte, saúde e qualidade de vida de trabalhadores da indústria, suas famílias e a comunidade em geral.
Na área de educação, o SESI-SP oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com uma proposta pedagógica própria e focada na formação integral dos estudantes.
Complementando sua atuação, a instituição mantém, há 10 anos, a Faculdade SESI de Educação, dedicada à formação de professores e à pesquisa de novas metodologias e tecnologias educacionais.