(1).jpg?w=730)
Foto: divulgação.
A Cooperativa Agroindustrial Castrolanda, uma das maiores do setor no país, adotou a solução de automação e governança de dados mestres da Akquinet, empresa especializada neste tipo de projeto, em busca de otimizar seu sistema SAP.
Segundo a companhia, o principal objetivo era ter uma gestão eficiente de informações para apoiar operações integradas e sem interrupções.
Todos os dados administrativos, financeiros e operacionais da Castrolanda eram armazenados em diferentes sistemas de gestão como SAP, Oracle, Portais e outros, aumentando a complexidade do cenário.
Isso exigia um grande esforço de tempo e de pessoas para obter uma consistência necessária dos dados.
Em uma tentativa anterior de solucionar o problema, a contratação de fornecedores externos para controlar, gerir e padronizar os cadastros acabou gerando um aumento no custo de propriedade e na complexidade do ambiente de TI.
No que diz respeito aos cooperados, por exemplo, era necessário um esforço manual significativo para obtenção e validação de documentos, o que resultava em um processo moroso.
A solução foi, então, adotar a ferramenta da Akquinet chamada MDM+ BRO, que funciona como um add-on para SAP, ou seja, é instalada dentro do ambiente da multinacional alemã, sem necessidade de qualquer processo de integração.
Segundo a cooperativa, isso facilitou a implementação, validação e manutenção do sistema, uma vez que qualquer dado dentro do SAP fica disponível de forma automática na plataforma, que, por sua vez, valida os dados e automatiza os processos de cadastro.
Após a implementação, houve uma redução de 72% no tempo de cadastro. Agora, 84% dos processos de cadastros (96% de materiais, 83% de fornecedores e 74% de cooperados) são automatizados.
Todos processos de cadastros de fornecedores, clientes, prestadores de serviços terceiros, materiais e cooperados passaram a estar centralizados na área de Central Fiscal de Cadastro da cooperativa.
A governança de cadastros permitiu à Castrolanda integrar e realizar atualizações on-line de dados nos diversos sistemas da empresa. Além disso, reduziu custos consideráveis com a eliminação de cinco sistemas utilizados até então.
De acordo com a companhia, as consultas aos órgãos públicos também ficaram mais eficientes a partir da automatização dos processos de preenchimento e validação dos dados para tomada de decisão.
Conforme Tamiris Ribas, supervisora da Central Fiscal da Castrolanda, a automação do processo de cadastros acabou com a lentidão e as possibilidades de erros manuais que impactavam diretamente a eficiência da cooperativa.
“O novo sistema não apenas agilizou o cadastro, mas também trouxe mais segurança e precisão aos nossos dados. Hoje, conseguimos dedicar mais tempo a tarefas estratégicas, aumentando nossa produtividade e melhorando a experiência dos nossos clientes”, avalia Ribas.
Fundada em 1951 por imigrantes holandeses em Castro, no Paraná, a Castrolanda conta com mais de 1,2 mil cooperados e 25 unidades de negócios distribuídas entre Paraná, São Paulo e Tocantins.
A cooperativa atua com produtos como laticínios, batata, produtos de suínos e carne de cordeiro.
Com mais de 300 projetos executados pela unidade local no Brasil e em outros 25 países, a Akquinet Brasil possui mais de 50 clientes ativos, dentre eles ArcelorMittal, Tigre, Grupo DPSP, Cimed, SLC Agrícola e Randoncorp.