TREM

MRS vence Torneio de Inovação da SAP

Empresa une IA Joule à base do ERP na tarefa de dimensionar recursos.

20 de agosto de 2025 - 10:54
Trens da MRS. Foto: Divulgaçao.

Trens da MRS. Foto: Divulgaçao.

A MRS, uma das maiores uma das principais operadoras ferroviárias de carga do país, foi a vencedora da segunda edição do Torneio de Inovação da SAP Brasil.

A empresa criou uma solução para redimensionamento de recursos em função da variação da demanda unindo a inteligência artificial Joule à base do ERP da SAP. 

A frota da MRS inclui mais de 750 locomotivas e 18 mil vagões, representando cerca de 20% da frota ferroviária nacional. Em 2024, a MRS registrou R$ 7 bilhões em receita líquida, com lucro líquido de R$ 1,4 bilhão. 

Bradesco, Braskem, Aço Cearense foram convidadas a participar desta edição,  que teve ênfase especial na aplicação de IA generativa e agentes inteligentes para resolver desafios reais de negócio.

A Braskem criou um projeto usando IA para processos internos de sustentabilidade e eficiência energética, o Bradesco apostou na personalização do relacionamento com clientes e a Aço Cearense criou um sistema inteligente de monitoramento e previsão de falhas na cadeia produtiva.

A final brasileira foi durante o  SAP NOW AI Tour Brazil, que acontece nesta semana em São paulo. 

A MRS Logística disputará a etapa regional, que reúne clientes da América do Sul, em uma competição virtual entre os dias 15 e 17 de setembro de 2025, com semifinal e final transmitidas ao vivo pelo YouTube para toda a região. 

Durante o torneio, as equipes passam por capacitação técnica, mentorias especializadas e atividades práticas que as ajudam a idealizar, estruturar e apresentar soluções inovadoras baseadas nas tecnologias SAP e nos recursos de IA.

“Esta segunda edição reforça nossa missão de democratizar o acesso à inovação e mostrar como a IA pode ser uma ferramenta concreta para gerar valor aos negócios”, destaca Matheus Souza, Chief Innovation Officer da SAP Latin America.

COMO FOI

A edição de 2025 contou com a participação de convidados que integraram o júri e colaboraram com mentorias, como goFlux, Tachyonix e Bankuish – empresas que vêm se destacando pelo uso disruptivo de inteligência artificial. 

Um dos pontos altos da competição foram as “Batalhas de Pitches”, realizadas em um formato semelhante ao de um “Shark Tank reverso”, no qual os participantes apresentam suas propostas inovadoras a um júri técnico. Os projetos são avaliados com base em critérios previamente definidos, assegurando isonomia e qualidade na análise das ideias.

* Luana Rosales participa do evento SAP Now AI Tour, em São Paulo, a convite da SAP.