ENSINO

Exame compra IPD Digital

Grupo de comunicação reforçou seu braço educacional e criou a Faculdade Exame.

24 de julho de 2023 - 16:08
Renato Mimica, co-CEO do Grupo Exame (Foto: LinkedIn)

Renato Mimica, co-CEO do Grupo Exame (Foto: LinkedIn)

O Grupo Exame, empresa de comunicação controlada pelo banco BTG Pactual, adquiriu o Instituto de Profissionalização Digital (IPD), centro de formação superior em educação tecnológica, nesta segunda-feira, 24.

O valor e os termos da transação não foram divulgados pela companhia.

Fundado em 2020, o IPD é uma instituição de ensino superior focada em educação tecnológica.

No final do ano passado, a instituição conseguiu a certificação do Ministério da Educação (MEC) para se tornar uma faculdade e iria começar a ofertar neste ano seus primeiros cursos: marketing digital, análise e desenvolvimento de sistemas, gestão em negócios digitais, gestão em tecnologia da informação, e ciência de dados e inteligência artificial.

De acordo com  Renato Mimica, co-CEO do Grupo Exame, o fato do IPD ainda não ter iniciado seus cursos é um ponto positivo.

"Dá a oportunidade de construir organicamente, sem carregar nenhum tipo de legado e experiências passadas", afirma Mimica para o NeoFeed.

Conforme o NeoFeed, a aquisição fez com que a Exame Academy, plataforma de educação digital do grupo focada no segmento B2C e em ESG, passasse a se chamar Faculdade Exame.

A Faculdade terá cursos de graduação e pós-graduação on-lines em governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês), tecnologia e negócios em expansão.

“Estamos saindo da adolescência e entrando na fase adulta”, brincou Heloisa Jardim, diretora da Faculdade Exame, em entrevista ao NeoFeed.

O braço educacional da Exame já teve mais de 65 mil alunos e prestou mais de 1,6 mil horas de aulas. 

Segundo o NeoFeed, a partir de agosto, a Faculdade irá anunciar sua primeira pós-graduação. Já os cursos de graduação só serão definidos mais tarde e devem ter início em 2024.

“Vamos explorar sinergias e conseguir entregar conteúdo editorial, estudos de casos e trazer o executivo do caso para dentro da sala de aula”, declara Pedro Valente, co-CEO da Exame.

Os cursos serão focados em estudos de casos e experiências práticas, com o objetivo de atrair um público executivo, que já trabalha em companhias.

Atualmente, os MBAs da Exame custam entre R$ 14 mil e R$ 17 mil o curso inteiro.

Em abril, o Grupo Exame já havia feito uma aquisição na área educacional. 

Na época, o grupo comprou a Witseed, uma plataforma carioca de educação corporativa. 

O valor da negociação não foi divulgado. Segundo o site Startups, a operação envolve remunerações de curto e longo prazo aos sócios da empresa comprada.

No mercado desde 2017, a Witseed oferece conteúdos segmentados sobre liderança, softskills, diversidade, tecnologia e governança ambiental, social e corporativa (ESG, sigla em inglês).

Mais de 40 mil alunos já se matricularam em 130 cursos baseados em recursos de cinema e inteligência artificial. Entre os clientes, estão nomes como Vale, Natura e Gerdau.

Em atuação há mais de 50 anos, a Exame passou a fazer parte do Grupo BTG Pactual em 2020 e, desde então, está consolidando sua atuação em outras frentes de negócio além do conteúdo. Agora a empresa se define como um media tech.