INOVAÇÃO

Gerdau procura soluções de todo o Brasil

Institutos, startups e empresas de tecnologia podem se inscrever até 5 de agosto.

26 de julho de 2021 - 17:16
Foto: divulgação.

Foto: divulgação.

A Gerdau, multinacional brasileira produtora de aço, em conjunto com o Porto Digital, parque tecnológico localizado em Recife, está em busca de projetos que apresentem soluções para os desafios de sua unidade Açonorte, localizada na capital pernambucana.

A chamada acontece através do programa Desenvolve.Ai, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), e está com inscrições abertas até 5 de agosto. 

Podem participar do desafio institutos de ciência e tecnologia (ICTs) situados em Pernambuco, startups e empresas de tecnologia em todo o Brasil com capacidade de realizar o desafio em Recife.

Elas precisam apresentar soluções para evolução do monitoramento e controle para fabricação e transformação do aço nas atividades de aciaria e laminação. 

O processo inclui seleção e prova de conceito e, com a validação da solução, pode gerar aporte e contrato de prestação de serviços. Além disso, as ferramentas validadas poderão ser aplicadas nas demais unidades da Gerdau.

As empresas selecionadas contarão com o suporte de ICTs de Pernambuco e do próprio Porto Digital durante todo o processo e o acompanhamento do programa será feito pela AD Diper junto ao parque tecnológico.

"Programas como o Desenvolve.Ai nos possibilitam reunir a força de uma empresa centenária a novas ideias e pessoas, entendendo sinergias com parceiros em potencial para obtermos soluções que beneficiam todo o ecossistema”, destaca Fabio Lourenco Marques da Silva, gerente geral da usina Açonorte da Gerdau.

Em atuação há 120 anos, a Gerdau está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. 

Além disso, a empresa porto-alegrense listada na B3, NYSE e Latibex é a maior recicladora da América Latina, transformando 11 milhões de toneladas de sucata em diversos produtos de aço todo ano.

Criado em 2000, o Porto Digital surgiu da necessidade de criar uma nova agenda para a economia do estado de Pernambuco a partir de um investimento de R$ 33 milhões.

O parque conta com 330 empresas e instituições, dentre as quais estão a Accenture, Microsoft, Stefanini TI, Neurotech, Procenge e Serttel.

Já a AD Diper é uma sociedade de economia mista de administração indireta do estado de Pernambuco.