ALERTAS

Google inventa terremoto no Brasil

Mensagem dizia que houve abalos de magnitude 5,5 em Ubatuba. Órgãos oficiais não identificaram índice de tremor.

14 de fevereiro de 2025 - 08:42
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

Moradores de São Paulo e Rio de Janeiro foram surpreendidos nesta madrugada com um alerta de terremoto enviado por meio da plataforma de alertas do Google para celulares que usam o sistema Android.

A mensagem informava sobre a possibilidade de um tremor na região de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, com magnitude variando de 4,2 a 5,5.

Essas são cifras intermediárias na chamada escala Richter, que mede a intensidade de um terremoto e vai de 0 a 9. 

Um tremor de 4 a 6 pode causar danos leves a moderados em áreas próximas.

O alerta chegou a trazer recomendações, como utilizar sapatos para se locomover, desligar o gás e evitar construções danificadas.

Em um primeiro momento, a plataforma indicava que o epicentro seria no oceano, a uma distância de 7 quilômetros de Ubatuba. Depois, a informação foi alterada para 55 quilômetros.

Moradores da capital paulista se surpreenderam com a mensagem, já que a cidade litorânea fica a aproximadamente 200 quilômetros de distância.

Sites de consulta, como o Centro de Sismologia da USP, chegaram a ficar fora do ar devido ao alto volume de acessos. O órgão informou que não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo também declarou que, em nenhum momento, emitiu o alerta e não identificou qualquer tremor. O fato foi reforçado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora abalos sísmicos ao redor do mundo.

Nada disso é muito surpreendente, tendo em conta que o Brasil, em geral, não sofre com grandes terremotos porque está localizado no interior da Placa Tectônica Sul-Americana, longe das bordas das placas tectônicas.

O maior tremor já registado no país ocorreu em 1955, na cidade de Acrelândia, no estado do Acre. Ele teve uma magnitude de 6.2.

Esta não foi a primeira vez que o Google se envolveu em polêmicas com mensagens equivocadas.

No fim de 2024, a ferramenta de cotação do dólar exibiu a moeda a R$ 6,36, justamente no dia do Natal, 25 de dezembro, quando os mercados estavam fechados para negociação. A plataforma reconheceu o erro e retirou a ferramenta do ar.

O Baguete entrou em contato com o Google, que, em nota, respondeu:

"O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.”