TELECOM

Falha na AT&T cortou conexão nos EUA

Problema se estendeu por 10 horas, afetando inclusive os serviços de emergência.

23 de fevereiro de 2024 - 11:55
Foto: Divulgação

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A AT&T, companhia americana de telecomunicações, passou por uma instabilidade de rede nesta última quinta-feira, 22, que impediu milhares de clientes de realizar ligações, mandar mensagens de texto e acessar a internet ao longo de 10 horas.

A empresa afirma que a falha não foi causada por um ciberataque, mas sim por uma “aplicação e execução de um processo incorreto relacionado a uma expansão de redes”.

As reclamações por parte dos consumidores começaram a ser registradas no site DownDetector por volta das 6h no horário de Brasília, chegando a um total de 74 mil. 

Vale lembrar que nem todo usuário prejudicado reclama nas redes sociais, onde o site colhe os dados. 

Segundo os usuários do sudeste estadunidense, eles foram impedidos, inclusive, de fazer chamadas para o 911, central de serviços de emergência dos Estados Unidos. 

A repercussão ainda afetou clientes da Verizon e da T-Mobile, porém em uma escala menor. No DownDetector, apenas 1 mil usuários das empresas reportaram problemas de conexão em casos em que tentaram contatar usuários da AT&T.

Durante o ocorrido, o Departamento de Bombeiros de Upper Arlington, em Ohio, declarou que a queda da rede chegou a afetar seus alarmes de incêndio. 

Na mesma linha, oficiais do Departamento da Polícia de Nova York (NYPD) disseram que não conseguiam realizar ligações nem usar seus e-mails a menos que se conectassem ao Wi-Fi do local.

Devido a este aspecto da falha experimentada pelos clientes da companhia, a AT&T pode ser multada pela Comissão Federal de Comunicações do país.

Ao fim da manhã, a AT&T confirmou que sua rede havia voltado à normalidade. Já durante a tarde, os serviços haviam sido completamente restaurados.

Como resultado do episódio, os clientes agora pedem por uma oferta de crédito para compensar o ocorrido.

Fundada em 1885, a AT&T nasceu como resultado de uma tentativa bem-sucedida de criar um telégrafo falante, o que conhecemos hoje como o telefone.

Hoje, a empresa fornece serviços de telecomunicação de voz, vídeo, dados e internet para empresas, pessoas físicas e agências governamentais. Sua rede 5G cobre a conexão de mais de 290 milhões de pessoas ao redor dos Estados Unidos.