(1).jpg?w=730)
Totens de auto-check in da rede Accor - Foto: Divulgação
A multinacional de hotéis Accor passou a implementar o uso de totens para auto check-in de hóspedes em algumas de suas unidades no Brasil, em parceria com um pool de empresas.
Neste primeiro momento, os totens estão em operação no Ibis Budget Jardins e Frei Caneca, em São Paulo, dois hotéis com preços mais competitivos.
De acordo com a Accor, espera-se reduzir em média de 70% a 80% o tempo de atendimento.
Antes de chegarem aos hotéis, os clientes recebem um link para preenchimento de dados, envio de documentos e reconhecimento facial.
Ao chegar à unidade, basta confirmar de forma autônoma as informações, efetuar o pagamento, se necessário, e gerar a chave eletrônica. Todo o processo leva em média cerca de 90 segundos.
Neste primeiro momento, a Accor pretende expandir os totens de autoatendimento para outros hotéis da rede e países da América e, em longo prazo, transformar o modelo em novo padrão operacional.
Apesar de o uso de totens já ser comum em outros estabelecimentos, o autoatendimento é novidade no setor hoteleiro e o projeto da Accor mobilizou diversos fornecedores para ser entregue.
A tecnologia para o check in em si vem da Tag Express. Os equipamentos da Grupo Line, que atua em outsourcing de TI e impressão, além de processos de transformação digital em vários setores, incluindo o hoteleiro.
O processo de pagamentos ficou com a americana da Fiserv. A sueca Assa Abloy, conhecida pelos cadeados, cuida do controle de acesso às portas dos quartos.
A empresa é dona da Onity, que oferece esse tipo de solução a 5 mil hotéis e 800 mil quartos globalmente.