EDUCAÇÃO

Inteli terá cooperação com IBM SkillsBuild

Faculdade de tecnologia tem ensino baseado em projetos de organizações reais. 

08 de agosto de 2023 - 16:07
Inteli se posiciona como a primeira faculdade no Brasil com um ensino baseado em projetos (Foto: Divulgação)

Inteli se posiciona como a primeira faculdade no Brasil com um ensino baseado em projetos (Foto: Divulgação)

O Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), faculdade de tecnologia localizada em São Paulo, anunciou uma colaboração com o IBM SkillsBuild, um programa da multinacional voltado para treinamentos, para desenvolver projetos que apoiem a trilha acadêmica de alunos e professores da instituição. 

Na cooperação, a IBM irá oferecer masterclasses ministradas por especialistas, além de disponibilizar profissionais do meio para mentorias. Além disso, oferecerá ferramentas e acesso a soluções para a estrutura tecnológica do instituto.

A colaboração também prevê a disponibilização de recursos para os alunos e professores dos cursos de engenharia da computação, engenharia de software, ciência da computação e sistemas da informação.

Entre os temas contemplados, estão nuvem, inteligência artificial e dados, cibersegurança e design thinking. Ao fim do processo, os estudantes terão acesso a certificações das trilhas.

O Inteli ainda contará com a tecnologia da IBM em áreas estratégicas da instituição para reforçar sua estrutura, com foco em cibersegurança, automação da gestão do acervo acadêmico digital do instituto, governança e nuvem para a gestão de acessos.

Adicionalmente, serão implementadas soluções de inteligência artificial com Watson Assistant, focadas em secretaria virtual e construção de grades de aulas personalizadas.

Em atuação desde 2019, o Inteli se posiciona como a primeira faculdade no Brasil com um ensino baseado em projetos. 

A instituição abre semestralmente um chamamento público para que empresas, ONGs e o setor público inscrevam projetos com desafios reais de suas operações, com potencial para serem solucionados por meio da aplicação de tecnologia.

Os gestores das organizações parceiras acompanham durante dez semanas a evolução dos projetos em encontros quinzenais com os alunos, em que são exercitadas as competências de tecnologia, de negócios e habilidades socioemocionais.

Divididos em grupos e com desafios de acordo com o seu ano de estudo, os alunos aplicam o conhecimento adquirido nas aulas em situações já conectadas com as necessidades de grandes empresas em diversos segmentos.

Com sua primeira turma iniciada em fevereiro de 2022, o Inteli conta com 343 alunos.