INDÚSTRIA

JBS cria chatbot com Blip e Agrotools

Através do WhatsApp, produtores rurais podem consultar a situação socioambiental de propriedades.

12 de novembro de 2025 - 11:56
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A JBS, brasileira que é uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, desenvolveu um chatbot para WhatsApp com a Blip, empresa do segmento de sistemas de mensagens e chatbot, e a Agrotools, plataforma paulista voltada a corporações agro.

Batizada de Cowbot, a ferramenta funciona como um chat no WhatsApp para produtores rurais consultarem gratuitamente a situação socioambiental de propriedades da cadeia de fornecimento antes de negociações.

Com base em dados de geolocalização e número do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a solução analisa critérios como ausência de desmatamento, embargos ambientais, sobreposição com terras indígenas, quilombolas ou unidades de conservação.  

Além da pecuária, a ferramenta também pode ser utilizada para verificar a conformidade de propriedades de todo tipo de atividade agrícola, como as envolvidas na compra de grãos e outras commodities.

Com tempo médio de resposta inferior a um minuto, a plataforma substitui processos que antes levavam cerca de três dias e dependiam de intermediários, muitas vezes com altos custos.

Desde seu lançamento, o Cowbot já realizou mais de 30 mil análises, com média de 92 consultas por dia útil, em 20 estados, com destaque para Pará, Mato Grosso, Goiás e Rondônia. Além disso, três em cada quatro usuários retornam para consultas.

Fundada em 1953, a JBS tem origem em Goiás e hoje é a segunda maior empresa de alimentos do mundo. A companhia tem unidades produtivas e escritórios comerciais em 16 países, com mais de 240 mil colaboradores e 275 mil clientes de 190 países.

Criada em 1999, a Blip conta com 1,7  mil funcionários e cerca de 3,7 mil clientes em mais de 32 países. 

Entre eles, estão Dell, General Motors, Hotmart, Mercado Pago, Via Laser Serviços, XP Investimentos, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Fiat, Claro, Nestlé, Hermes Pardini e BMG.

Fundada em 2007, a Agrotools oferece uma plataforma digital voltada às corporações agro, com soluções de gestão de risco e análises remotas.  

A agtech possui uma carteira com mais de 200 clientes, entre eles McDonald’s, Rabobank, Nestlé, Carrefour, Agrogalaxy, Sicredi, DSM, Syngenta e Itaú.