
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, que ocorreu no último final de semana, 22 e 23, estimulou os candidatos a refletir sobre o papel das redes sociais na atualidade.
Com base no tema “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”, os mais de 5 milhões de inscritos no concurso deveriam escrever sobre as redes sociais Twitter e Facebook e como as pessoas se relacionam nessas plataformas.
De acordo com um estudo do Ibope, realizado no ano passado e em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), 87% dos internautas brasileiros têm acesso às redes sociais.
A grande maioria dos brasileiros é levada para esses sites por razões pessoais, 83%. Ainda de acordo com a pesquisa, as principais atividades desenvolvidas nas redes sociais são ver mensagens, 98%, conversar, 76% e atualizar o próprio perfil, 76%.
Entre as redes com mais usuários ativos estão o Facebook, com 30,9 milhões, Orkut com 45,4 milhões, e o Twitter, 14,2 milhões.
A prova foi aplicada em 1.599 municípios brasileiros e contou 180 questões objetivas, além da redação.
Internet no Brasil
Hoje, no Brasil, 45,4 milhões de usuários acessam regularmente à internet, número que representa um aumento de 10% em relação ao ano passado.
Além disso, com o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) o governo prevê massificar, até 2014, a oferta de acessos banda larga e promover o crescimento da capacidade da infraestrutura de telecomunicações do país.
Assim, o Plano levará acesso à internet a 70% da população brasileira.