
Zaryn Dentzel, CEO do Tuenti. Foto: divulgação
O Tuenti, plataforma de comunicação social pertencente ao Grupo Telefônica, lançou no Brasil a sua versão definitiva em português.
A rede social diz valorizar a interação com "amigos de verdade" e tem foco em privacidade e segurança.
O modelo de privacidade consiste na classificação da pessoa adicionada como "amigo" ou "contato".
É possível, porém, comunicar-se com qualquer contato sem que ele tenha acesso a informações compartilhadas apenas com quem o usuário identifica como amigo. O limite de amigos por usuário é de 1 mil perfis, contra 2 mil no Facebook.
Em fase beta na América Latina desde julho de 2012, o site está disponível em versão web e móvel.
Ao longo do ano em teste, as versões tiveram incorporados chat em grupo, álbuns de fotos e gestão de vídeos em web.
Atualmente, o Tuenti está disponível em 12 idiomas: inglês, espanhol, português (de Portugal e do Brasil), alemão, francês, italiano, checo, eslovaco, holandês, catalão, galego e basco.
Com 15 milhões de usuários registrados, dos quais 6 milhões via apps, a ferramenta foi criada pelo americano Zaryn Dentzel, em 2006.
Desde 2010, a Telefônica é a principal acionista do Tuenti. O modelo de negócios está baseado na publicidade, mas, segundo o fundador os anúncios “não são invasivos como os do Facebook”.