
Twitter coleta dados sobre quais aplicativos os usuários baixam. Foto: Bloomua/Shutterstock.com
O Twitter vai começar a coletar dados sobre quais aplicativos os usuários baixam em seus dispositivos móveis. Com a atualização, o Twitter vai começar a recolher estas informações dos usuários automaticamente, mas será possível desativar a opção e não permitir o rastreio.
A rede diz que o motivo para a atualização é simples: o Twitter quer aprender mais sobre a sua base de usuários para ganhar mais dinheiro vendendo anúncios.
Pelo modelo de negócio da empresa, ela dependente de publicidade segmentada.
Enquanto o Twitter já pode determinar algumas coisas sobre seus assinantes com base no que eles escrevem e a quem eles seguem, a informação ainda é limitada, especialmente em comparação com o extenso conjunto de dados que o Facebook consegue.
A medida também vai ajudar Twitter a melhorar as recomendações de conteúdo que oferece, segundo o Re/Code.
Nos últimos meses, a rede começou a mostrar tweets de pessoas que os usuários não seguem, usando um algoritmo para identificar os tweets que poderiam agradá-los.
O Twitter também recomenda pessoas para os usuários a seguir com base em quem mais está na sua rede. Saber quais aplicativos seus usuários usam dará mais sinais para o Twitter fazer indicações.
A novidade também pode ajudar a empresa a atrair novos usuários.
No início deste mês, o Twitter falou sobre um produto de "linha do tempo instantânea", que pode ajudar os novos usuários a seguir pessoas relevantes automaticamente.
O plano é evitar que os novos assinantes vejam uma linha do tempo em branco logo após se inscreverem. Mais uma vez, saber quais aplicativos a pessoa usa será útil para montar uma rede de interesse para ela.
Os sistemas operacionais iOS e Android já permitem que terceiros recolham esse tipo de dados.
Isso não significa que os desenvolvedores podem coletar dados sobre o que acontece nos aplicativos, como a freqüência com que uma pessoa utiliza cada ferramente, ou as informações ela compartilha.
Os desenvolvedores só sabem o nome do aplicativo. O Twitter, por exemplo, pode ver que um usuário tem o Spotify, mas não sabe quais músicas ele está ouvindo.
O Twitter fez uma publicação explicando a nova política e como desativar a opção.