Fabi, assistente virtual da Brognoli.

A Brognoli, imobiliária com atuação na Grande Florianópolis, adotou o chatbot da Take, mineira que atua com a plataforma BLiP, para atender seus clientes com uma assistente virtual, a Fabi.

Segundo a empresa, a Brognoli enfrentava o desafio de estabelecer um ponto de contato digital direto com o cliente, com atendimento 24 horas por dia para tirar dúvidas, agendar visitas e disponibilizar o status de atendimento e negociação.

“Vimos que era o momento de inovar. Queríamos avançar com a inteligência artificial e quando pesquisamos sobre algumas plataformas, descobrimos o BLiP. E então vimos que poderíamos ter uma conta no WhatsApp Business com uma plataforma mais madura e com a evolução que a gente buscava”, conta Gabriel Diederichsen, gerente de TI da Brognoli.

Em janeiro de 2020, o bot ganhou o nome de Fabi e hoje a ferramenta está disponível no site da empresa, além do WhatsApp Business, Facebook Messenger, Google Business Messages e Apple Business Chat.

O resultado é considerado positivo pela companhia: das 1.647 visitas agendadas em fevereiro deste ano, 72% foram marcadas pela Fabi. Em junho, já com o avanço da pandemia da Covid-19 e o isolamento social, o número de visitas foi menor e o agendamento feito através do bot chegou a 63%.

No total, a Fabi já trocou mais de 2,4 milhões de mensagens com os clientes da Brognoli. Apenas em junho deste ano, foram 288 mil.

Segundo a empresa, todas as agências começaram a bater as metas de locação por diversos meses consecutivos logo após a implementação do chatbot e muitos dos negócios fechados foram originados de visitas agendadas pela Fabi.

“O nosso volume de leads é muito grande e demorávamos muito para entrar em contato com essas pessoas. Alguns não eram nem atendidos. Com o chatbot, isso mudou. Agora, a grande maioria dos leads que pedem para ser contatados pela Brognoli recebem uma mensagem da Fabi”, conta Ricardo Ventura, PO do projeto na Brognoli.

Com perguntas diretas e respostas objetivas, a assistente também é capaz de dar explicações sobre locação de imóveis e segunda via de boletos, por exemplo.

O contato inteligente desenvolvido pela empresa na plataforma da Take utiliza o Processamento de Linguagem Natural (NLP) para entender as mensagens enviadas pelos clientes.

Por meio do uso de analytics nessas conversas, é possível entender quais as principais intenções dos clientes e traçar um roadmap de automação e evolução constante da solução.

No chatbot, praticamente todas as funcionalidades podem ser acessadas com frases simples como "quero alugar um apartamento", "preciso de uma segunda via de boleto" ou "quero falar com alguém".

No processo de pesquisa de imóveis, a NLP também ajuda a Fabi a entender a cidade, o bairro e outras características que a pessoa procura em um imóvel, mesmo quando há algum possível erro de digitação.

“A Brognoli entende a importância dessa abordagem e conhece de perto as dores e necessidades de quem busca por um imóvel. Portanto, ao construir uma solução que resolve, de fato, esses desafios, a empresa e seus colaboradores ganham mais tempo e foco para atividades e funções mais estratégicas”, afirma Roberto Oliveira, CEO da Take.

A Take tem mais de 20 anos no mercado de mobile e mensageria, possuindo clientes como Coca-Cola, Itaú, Localiza, Casas Bahia, Rock in Rio e Apto.

No mercado há 65 anos, a Brognoli atua em nove unidades voltadas para aluguéis e vendas, além de contar com uma estrutura de assessoria jurídica, manutenção e reforma de imóveis e incorporações.