Roger Ritter, novo CTO do Garupa. Foto: Divulgação/ Duda Streb.

O Garupa, aplicativo de mobilidade urbana desenvolvido no Rio Grande do Sul, acaba de anunciar Roger Ritter, fundador e CEO da empresa de desenvolvimento e marketing digital Orni, como novo Chief Technology Officer (CTO) do app. 

A missão do executivo é trabalhar com metodologias ágeis para o aplicativo e com foco em crescimento e expansão da ferramenta, além de buscar mais qualidade de software, funcionalidade e segurança.

“Sempre entendi o Garupa como uma grande oportunidade e o que me move é essa possibilidade de agregar o que conheço dentro de um aplicativo que está em plena expansão”, conta Ritter. 

Criada em 2017, por Marcondes Trindade, a ferramenta já está presente em 18 estados e no Distrito Federal.

O novo CTO atua com o time do Garupa desde dezembro de 2020 como consultor em tecnologia e agora pretende ajudar a empresa a atingir os 27 estados brasileiros. 

Marcondes destaca que Ritter marca uma nova fase de metodologias ágeis na gestão de pessoas e na operação do dia a dia do sistema de TI da empresa.

“Ele vem para acrescentar com o seu conhecimento e com a caminhada que ele tem no mercado.Inicialmente como mentor, percebemos que ele faria muito melhor vestindo nossa camisa e trabalhando junto, dentro do nosso time”, diz o fundador do Garupa. 

Ritter é formado em Ciência da Computação pela UPF e iniciou pesquisas relacionadas a Behavior Driven Development (BDD). 

O executivo sempre esteve em contato com a área profissional aplicando técnicas e métodos ágeis na prática em grandes empresas, como Dell, Globo e Unimed, e em 2018 concluiu o título de Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

O Garupa é um aplicativo que conecta o usuário com motoristas para serem levados a um destino, como o Uber, e tem como diferenciais um serviço exclusivo de transporte para crianças, animais e objetos.

Em dezembro de 2020 o Garupa já atendia 927 cidades, os sócios e operadores saltaram de 56 para 145, um aumento de 158%, e o número de usuários saltou de 882 mil para mais de 1,2 milhão. 

Com sedes em Santa Maria, Rio Grande, Porto Alegre e Balneário Camboriú, o aplicativo tem 84 colaboradores diretos.