A Algar é a primeira operadora brasileira a oferecer uma solução SD-WAN em parceria com a Fortinet. Foto: Divulgação.

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, é a primeira operadora de telecomunicações brasileira a oferecer uma solução SD-WAN desenvolvida em parceria com a Fortinet.

A oferta foi desenvolvida em conjunto pela fabricante e pelo Brain (Instituto de ciência e tecnologia da Algar).

O sistema permite a conexão de empresas com suas filiais, independentemente de sua localização geográfica e de sua tecnologia de acesso, utilizando uma rede virtual.

Com a SD-WAN, as empresas conseguem conectar suas unidades de negócio de forma que as informações trafeguem na rede e tenham monitoramento e priorização de aplicações. A ferramenta utiliza protocolos e a criptografia das informações para garantir a privacidade da rede do cliente.

A gestão e o suporte destas redes virtuais são feitas remotamente ou por atendimento técnico regionalizado, em parceria com outras prestadoras de serviço.

O SD-WAN é o segundo lançamento da Algar em parceria com a Fortinet. Em 2015, a empresa anunciou um acordo com a Fortinet para integrar soluções de segurança de rede ao seu portfólio de data center, NOC e professional services.

A parceria passou a disponibilizar tecnologias como soluções de UTM (Unified Threat Management), NGFW (Next Generation Firewall), WAF (Web Application Firewall), Segurança de Rede Wi-Fi, balanceadores de carga para aplicações e links WAN, anti-DDoS, Sandbox, entre outras.

Com o novo acordo, a Algar passa a oferecer SD-WAN em conjunto com o fornecimento de acesso a web para clientes corporativos.

“Ao longo de 2019, outras operadoras no país devem passar a oferecer soluções de SD-WAN em parceria com a Fortinet”, detalha Eduardo Ferreira, gerente de contas da Fortinet, que conversou com o Baguete em um evento realizado pela Algar em Porto Alegre.

Ele relata que, no Brasil, a Fortinet oferece a tecnologia SD-WAN para clientes como Farmácias Pague Menos, Prodeb, Movida e Mexichem.

A Algar Telecom tem 64 anos de mercado e uma rede de mais de 60 mil km de fibra ótica que serve, atualmente, mais de 350 cidades em treze estados do Brasil e no Distrito Federal. A empresa conte com mais de 4 mil colaboradores.