Empresa cresceue 125% desde 2018, quando tinha oito data centers em operação. Foto: divulgação.

A Ascenty, empresa brasileira de data center com foco na América Latina, anunciou mais um data center em Vinhedo, São Paulo, com um investimento de R$ 200 milhões.

Localizada no mega campus da companhia no município, a infraestrutura conta com 24 mil m², completando 40 MVA de energia total no campus. A unidade entra em operação no segundo semestre de 2020. 

Com a segunda instalação em Vinhedo, a Ascenty contabiliza 18 data centers no total, o que significa um crescimento de 125% desde 2018, quando tinha oito data centers em operação.

Das 18 estruturas, 14 já operam e as outras quatro estão em construção, devendo ser inauguradas até o fim de 2020. 

Com os data centers localizados em sua maioria no estado de São Paulo, a empresa ainda tem estruturas em Fortaleza, Rio de Janeiro e Santiago, no Chile.

Segundo a Ascenty, a empresa integra todas as instalações à sua rede de fibra óptica proprietária de 4,5 mil Km, garantindo conectividade direta aos global cloud providers.

“A grande movimentação nos negócios tem sido impulsionada pela alta demanda por infraestrutura na região, que cresce juntamente ao mercado de cloud e às inovações no mercado de telecomunicações”, ressalta Marcos Siqueira, vice-presidente de operações da Ascenty.

De acordo com a empresa, o crescimento foi proporcionado pelos investimentos recentes da Digital Realty e da Brookfield, uma das maiores gestoras de ativos do Brasil nos segmentos de infraestrutura e private equity. 

Em outubro de 2018, a Digital Realty pagou US$ 1,8 bilhão ao fundo de investimento Great Hill para levar a empresa brasileira fundada em 2010.

Como parte da Digital Realty, a Ascenty passou a integrar uma rede global de mais de 210 data centers localizados em toda a América do Norte, Europa, América Latina, Ásia e Austrália.