PROCESSO

10 dicas de transformação digital para startups

A transformação digital não é apenas uma palavra da moda, é uma tendência organizacional e cultural.

01 de julho de 2021 - 14:17
Luciano Oliveira, diretor geral Brasil e Portugal do OTRS Group. Foto: divulgação.

Luciano Oliveira, diretor geral Brasil e Portugal do OTRS Group. Foto: divulgação.

A transformação digital pode ser um processo complicado, especialmente para startups recém-estabelecidas. Existem dezenas de peças móveis a serem consideradas, e colocar qualquer uma delas no lugar errado pode levar seus esforços para a direção errada.

Em última análise, seu objetivo como empresário deve ser iniciar esse processo com o fim em mente. As transformações digitais têm tudo a ver com o pensamento geral. Não demore a elaborar sua declaração de missão em torno de seus objetivos de transformação. Certifique-se de comunicar como será o estado final para as partes interessadas.

Aqui estão 10 dicas de transformação digital para ajudar você e sua startup a navegar nesse processo:

1. Comunique claramente seus planos

A transformação digital precisa ocorrer enquanto você opera seu negócio. Os processos do dia a dia da sua empresa já podem ocupar a maior parte da sua programação, se não toda. É uma boa ideia presumir que você precisará comunicar clara e repetidamente seus planos de transformação a um amplo conjunto de constituintes, incluindo membros da equipe, parceiros e clientes. Todos precisam estar envolvidos com a mudança.

Dirigir sua estratégia de transformação como um projeto de TI com pouca contribuição de sua empresa tornará desafiador adotar seus novos objetivos. É recomendável que, em vez disso, você envolva sua empresa com uma estratégia de comunicação concisa que permite que você se comunique com seus integradores de sistema e parceiros de tecnologia.

Alinhar todas as partes envolvidas em sua empresa parece uma jogada óbvia. No entanto, a falta de comunicação é um dos principais motivos pelos quais projetos desse tipo sempre falham. Você nunca pode chamar seu processo de transformação digital de impulsionado por TI e esperar sucesso instantâneo quando se trata de mudar seus negócios.

2. Ajuste seu orçamento

Aqui está a verdade incômoda: você pode colocar seu projeto em risco retornando aos seus investidores e solicitando financiamento adicional. Isso prejudica sua credibilidade, por isso é tão importante incluir seus planos de transformação digital no orçamento de sua startup.

Os especialistas financeiros recomendam que você "esconda" pelo menos 15% de seu orçamento geral para despesas imprevistas. Projetos de transformação digital são relativamente novos para muitos proprietários de empresas, e haverá tarefas e obstáculos que você não previu.

Você não precisa compartilhar isso com ninguém, exceto para a equipe que fornece o seu financiamento. Se você não usar dinheiro extra, eles provavelmente acharão impressionante que você conseguiu não sair do orçamento.

3. Use suas parcerias

Aproveite suas parcerias a seu favor! Você, seu parceiro de tecnologia e seu integrador de sistemas formam uma equipe que precisa estar completamente engajada para ter sucesso.

Pergunte a esses parceiros o quanto eles estão comprometidos com o seu crescimento durante o seu ciclo de vendas e peça ao seu parceiro de tecnologia para revisar os marcos de implantação selecionados com o seu integrador de sistemas. Fazer isso pode resultar em contribuições surpreendentes e construtivas que podem ajudar a moldar seu projeto, talvez mesmo antes dele decolar.

Esses parceiros podem apoiá-lo de muitas maneiras. Eles podem oferecer suporte monetário, recursos gratuitos e a experiência de especialistas para atender a certos requisitos cruciais. Seus parceiros provavelmente não oferecerão esses serviços até que você os peça, então certifique-se de fazê-lo!

4. Obtenha patrocínio executivo

É uma boa ideia encontrar um ou vários executivos dentro de sua equipe de liderança organizacional que irão apoiá-lo, especialmente quando surgirem problemas. Certifique-se de informá-los de forma abrangente e frequente.

Os executivos que patrocinam seu projeto precisam saber o que seus esforços de transformação envolvem antes de adotá-los de maneira adequada.

5. Organize um lançamento formal do projeto

Organizar um lançamento formal para seu projeto de transformação ajuda a construir laços de equipe e motivar os membros. Também oferece a oportunidade de comunicar as expectativas e objetivos de maneira coesa.

Se você está enfrentando uma grande transformação, coloque os executivos certos no conselho - pense em CEOs e chefes de vendas - para enfatizar sua importância.

6. Lembre-se do Milestone

‘Milestoning’ é um conceito que se refere a encontrar uma gama regular de pontos de verificação para unir todas as partes envolvidas em um processo. Os processos de desenvolvimento rápido podem dificultar a identificação desses marcos, mas essa é uma parte fundamental do desafio.

Você deve fazer revisões formais nos seguintes pontos e outros de sua escolha:

  • Validação de código. Certifique-se de fazer um orçamento para uma revisão formal conduzida por seu parceiro de tecnologia. O código entregue muitas vezes pode conter problemas e você não quer descobrir esses bugs após a conclusão do projeto. Você pode minimizar significativamente suas chances de ter que retrabalhar o código se validá-lo com alguns sprints antes de dar luz verde a ele.
  • Revisão arquitetônica. Fale com seu integrador de sistemas e parceiro de tecnologia para avaliar sua arquitetura atual, pontos de contato de integração e conexões de sistema externo. Você pode precisar de novos computadores desktop, servidores, software ou outras ferramentas para avançar com sucesso. Não presuma que suas áreas de integração também estão cobertas, pois muitas vezes elas são ignoradas.
  • Avaliação de desempenho. Orçamento para uma verificação formal de desempenho dos aspectos técnicos do seu projeto. Esta verificação deve incluir um teste em suas métricas esperadas em pelo menos um ciclo completo.
  • Go-live check. Peça aos seus parceiros de tecnologia para fornecer uma lista de tarefas que você precisa concluir antes de entrar no ar. Solicite esta lista no início, pois você precisará adicionar muitos itens que serão orientados pelo próprio projeto.

7. Organizar uma Go Live Party

Além de comemorar o culminar do seu projeto, hospedar uma festa go-live notifica toda a sua empresa de que a transformação aconteceu.

Dar uma festa dá à sua startup a chance de destacar suas realizações e aumentar o moral em todas as suas fileiras.

8. Elabore uma lista de pendências pós vida

Certifique-se de adicionar uma seção ao seu contrato que estipula a resolução de todos os problemas de alta prioridade antes de liberar os pagamentos finais do seu integrador de sistemas. As questões secundárias também devem ficar abaixo de um determinado limite.

Você detém a maior parte da sua energia antes do pagamento, portanto, certifique-se de que o projeto seja concluído de acordo com seus padrões antes de pagar.

Garantir o suporte no início garantirá que seu processo de transformação continue sem problemas após a conclusão do projeto.

9. Plano de suporte e manutenção

É útil definir suas estratégias de manutenção no início de seu projeto. É improvável que sua equipe interna tenha as habilidades necessárias para manter todos os aspectos de sua nova plataforma quando seus objetivos de transformação digital forem concluídos.

Não adianta descobrir isso no final. Seus parceiros de tecnologia já avançarão para atender novos clientes.

10. Orçamento para Apoio

Aborde seu integrador de sistemas durante a fase de planejamento e orçamento para pelo menos 6 meses de suporte digital. Faça com que sua equipe acompanhe esses esforços para que também possam aprender o básico. Algumas empresas não planejam suas necessidades de suporte, o que torna a transição pós-live uma dor de cabeça para todos os envolvidos.

Garantir o suporte no início garantirá que seu processo de transformação continue sem problemas após a conclusão do projeto.

Como sua empresa planejou a transformação digital? Que dicas você adicionaria?

*Por Luciano Oliveira, diretor geral Brasil e Portugal do OTRS Group.