Ailton Santos, novo head da Nokia no Brasil. Foto: divulgação.

A Nokia, gigante finlandesa de equipamentos de telecomunicações, anunciou que Ailton Santos será o novo head da empresa no Brasil a partir do dia 1º de janeiro.

O executivo sucede Luiz Tonisi, que estava na Nokia há mais de nove anos e vai seguir para novos desafios não especificados pela companhia. O novo head passa a responder diretamente a Osvaldo Di Campli, presidente da empresa na região da América Latina.

Santos está na empresa desde o início de 2018 e, até então, atuava como vice-presidente da Nokia Software na América Latina.

Anteriormente, o executivo foi VP regional e country manager da Hewlett Packard Enterprise, onde trabalhou por seis anos.

Em seus mais de 30 anos de carreira, o profissional também passou pelas empresas Baker Hughes, Electronic Data Systems e Xerox.

Graduado em matemática e ciência da computação pela Universidade Federal Fluminense, o executivo é pós-graduado em gestão estratégica avançada pelo International Institute for Management Development (IMD), da Suíça. 

Além disso, tem mestrado em ciências da administração pela Southern Methodist University (SMU), dos Estados Unidos, e mestrado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. 

“Ter a oportunidade de liderar uma equipe dedicada ao desenvolvimento do país é extremamente motivador. Atuamos nos segmentos da economia que estão vivendo a transformação digital, fortalecendo nossas parcerias com as áreas B2B das operadoras, indústrias e beneficiando os também usuários finais”, destaca Ailton Santos, novo head da Nokia no Brasil.

Fundada em 1865, a finlandesa Nokia tem clientes provedores de serviços de comunicação que suportam mais de 6,4 bilhões de assinantes com suas redes de rádio, enquanto os clientes corporativos implantaram mais de 1,3 mil redes industriais em todo o mundo.

No Brasil, as redes da empresa hoje conectam 50% do tráfego nacional móvel, fixo e IP e 35% dos acessos de banda larga fixa.