Edson Solka.

Edson Solka, ex-gerente de TI da Cenral Sicredi Norte e Nordeste, acaba de assumir o cargo de diretor de Tecnologia e Operações na Unicred do Brasil.

O profissional substitui Fernando Fagundes, contratado para o mesmo cargo em janeiro de 2016 e recentemente promovido para a posição de CEO da empresa.

É a segunda passagem de Solka pela Unicred. Entre 1997 e 2005, o profissional foi supervisor de TI em Porto Alegre.

Depois, foi para a central Sicredi Norte Nordeste, em João Pessoa, onde passou 11 anos.

Tanto Sicredi como Unicred são empresas com modelos de negócios parecidos, atuando com serviços financeiros e sendo administradas como cooperativas. 

Junto com o Sicoob, as duas estão entre as maiores empresas do gênero no Brasil.

“No momento de total transformação digital pelo qual estamos passando, a expertise de Solka será fundamental para dar continuidade aos projetos em andamento e tornar a Unicred uma referência em serviços digitais”, afirma Fagundes.

Formado em Administração de Empresas pela PUC-RS, Solka tem MBA em Gestão Estratégica de TI, Tecnologia da Informação e Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. 

Além disso, o profissional participou do Study Tour program at HEC Montréal in Management of Financial Services Cooperatives, ministrado no HEC Montreal, no Canadá.