.png?w=730)
A rede deve chegar ainda em Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e Goiânia (Foto: Pexels/ Aaditya Hirachan)
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), responsável por coordenar as atividades de limpeza do espectro de 5G, deve aprovar em uma reunião nesta quarta-feira, 27, a liberação da rede em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre.
Segundo o Tele.Síntese, a partir disso, as operadoras Claro, TIM e Vivo poderão ligar seus sinais standalone nos municípios em questão a partir desta sexta-feira, 29.
Ainda, conforme o site, as instalações de filtros para estações profissionais de satélite (FSS) feitas pela Siga Antenado – EAF, organização criada para cumprir as obrigações do edital 5G, estão avançadas em Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro e Goiânia.
Já a capital paulista, onde a organização vem trabalhando, sofreu um atraso no projeto diante da quantidade de estações profissionais na cidade, que deveria ter a liberação concretizada em julho.
A faixa de 3,5 GHz está prevista para ficar pronta para uso até o final de agosto em todas as capitais brasileiras, de acordo com as regras da Anatel.