Mozart Marin.
Um grupo de profissionais atuantes na área de inteligência artificial acaba de criar o AI Alliance, uma comunidade para fomentar a troca de ideias em torno do tema.
Como muitas coisas hoje em dia, a iniciativa começou como um grupo no WhatsApp e hoje funciona como uma “aliança corporativa” com 250 participantes, entre eles executivos de empresas chave na tecnologia da área como Microsoft. Databricks e Snowflake, grandes consultorias como a Deloitte, players de educação como a Impacta e Link School of Business e hubs como Hangar Ventures e ONOVOLAB.
A cara mais visível é Mozart Marin, fundador da comunidade AI Alliance e Chief Data & AI Officer da DeltaAITO. Marin atua na área de TI há 20 anos, é professor em programas de pós e MBA, é coinvestidor, mentor de startups na BossaInvest e criador de um método para implementação de IA.
“A comunidade AI Alliance atua como uma rede corporativa, com governança, curadoria e foco em resultados concretos. Nosso objetivo é impulsionar projetos conjuntos, fóruns executivos e programas de letramento em IA e dados, sempre integrando tecnologia, liderança e cultura organizacional”, afirma Marin.
Segundo Marin, a ideia é criar um espaço para quem trabalha efetivamente com IA e está enfrentando “desafios na implementação dos seus projetos” como a falta de “prioridade da liderança e disciplina organizacional para transformar o discurso em prática”.
“Nós somos aliança. Não somos palco. Nosso foco está em casos reais, desafios concretos e soluções colaborativas. Aqui não existe disputa de ego, existe construção coletiva”, afirma Marin.
A IA Alliance está estruturando o Clube de Empresas Membro com encontros executivos, grupos de trabalho e fóruns temáticos. Os planos também incluem o AI Alliance Summit, um grande evento anual que reunirá empresas, universidades, investidores e big techs para discutir tendências, cases e o futuro da IA corporativa.
