Foto: Depositphotos
A Emirates, uma das maiores companhias aéreas do mundo, adotou soluções aplicadas à inteligência artificial (IA) baseada em dados para minimizar riscos e impactos de turbulências durante os voos.
Segundo a companhia, a turbulência é algo inevitável em tempos de variações climáticas, mas utilizar tecnologias avançadas em conjunto com o uso de IA é um passo importante para aprimorar as operações e tornar as viagens mais seguras.
Atualmente, a Emirates integra um grupo de troca de dados para detecção de condições meteorológicas e novas tecnologias, que reúne o SkyPath, o Lido mPilot da Lufthansa Systems e o IATA Turbulence Aware.
Dessa forma, a empresa passa a fornecer dados e informações para aprendizado de máquina, dados de turbulência em tempo real obtidos por meio de crowdsourcing, além de relatórios de pilotos.
A SkyPath desenvolve e aprimora previsões meteorológicas baseadas em IA e aprendizado de máquina. Seu sistema coleta informações de várias fontes de dados importantes de previsão de turbulência e, a partir de uma tecnologia patenteada de acelerômetro, traduz o movimento do dispositivo em medições precisas, fornecendo aos pilotos informações práticas.
A Lido mPilot é uma parceria com a Lufthansa Systems que, por meio de fontes como o Serviço Meteorológico Alemão, fornece relatórios meteorológicos de alta precisão, dados em tempo real sobre nuvens e convecção, além de previsões de turbulência e formação de gelo, garantindo maior consciência situacional aos pilotos.
A adesão ao programa Turbulence Aware da IATA faz da Emirates uma aliada na contribuição de dados de turbulência em tempo real de sua extensa rede no Oriente Médio, África, Ásia e Austrália, rotas tradicionais da companhia.
Esses dados alimentam a plataforma global da IATA, que, junto às informações de outras companhias, fornece uma visão abrangente e em tempo real das condições atmosféricas.
Todas essas informações e ações reunidas são utilizadas pela Emirates para uma tomada de decisão mais precisa na cabine dos pilotos, o que permite evitar ou antecipar certas áreas de risco, além de trazer segurança operacional e eficiência de combustível.
Fundada em 1985 e com sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a Emirates é considerada uma das maiores e mais prestigiadas companhias aéreas do mundo.
A empresa opera voos para mais de 130 destinos em seis continentes, tendo como hub o Aeroporto Internacional de Dubai, um dos mais movimentados do planeta.
