CONTAS

Alphabet investe em startup de economia de nuvem

Em segredo, dona do Google Cloud fez investimento de US$ 100 milhões.

06 de janeiro de 2023 - 11:47
Investi, mas não espalha, ok? Foto: Depositphotos.

Investi, mas não espalha, ok? Foto: Depositphotos.

A Alphabet, holding dona do Google, fez um investimento de US$ 100 milhões na Chronosphere, uma startup dona de uma solução que permite monitorar os gastos feitos em aplicações baseadas na nuvem.

O negócio foi feito em segredo, segundo revela o The Information.

O motivo da discrição pode ser o fato de que a tecnologia da Chronosphere permite gastar menos com grandes provedores de computação em nuvem como o Google Cloud, outro negócio da Alphabet.

O valor investido é significativo, tendo em conta que ele aumenta o valor de mercado da Chronosphere para US$ 1,6 bilhão, 10% a mais do que o último aporte, feito no final de 2021, quando os investidores ainda faziam fila na porta de startups, bem ao contrário do momento atual.

A Chronosphere tem anos de atuação e compete em um mercado liderado pela Datadog, uma empresa fundada na França que transferiu sua sede em 2016 para Nova Iorque, onde abriu capital na Nasdaq em 2019 e fatura hoje na casa dos US$ 800 milhões.

Empresas dessa área são no momento um ativo quente e a razão não é muito difícil de imaginar. Com grandes restrições de orçamento, as empresas querem olhar melhor o que estão gastando em computação na nuvem.

CONTA SEMPRE ESTOURA

Os clientes têm razão em querer olhar melhor quando gastam em nuvem. 

Pelo menos, é o que aponta uma pesquisa da Veritas Technologies, que indicou que o gasto em nuvem supera o orçado em 94%, por uma média de 43%.

Os principais vilões são o backup e recuperação de dados não planejados, vetor do aumento de custos número 1 para 40% dos entrevistados.

A pesquisa foi feita com 1,5 mil tomadores de decisão em TI em 12 países, incluindo também o Brasil.  

É preciso apreciar os dados com moderação, uma vez que a Veritas, uma empresa conhecida por soluções para gestão de armazenamento de dados, hoje se define como “líder em gerenciamento de dados em várias nuvens”.

Ou seja, a empresa está diagnosticando nessa pesquisa justamente o problema que agora pretende resolver.