FINANÇAS

Amaro adota soluções Oracle com Ninecon

Com cerca de 90% de suas operações on-line, a varejista implantou ERP e EPM Cloud.

04 de fevereiro de 2022 - 12:40
A rede tem 18 lojas físicas. Foto: divulgação.

A rede tem 18 lojas físicas. Foto: divulgação.

A Amaro, varejista brasileira de moda, bem-estar, beleza e utilidades para casa, adotou as soluções de ERP e EPM Cloud da Oracle com a Ninecon, integradora com sede em Barueri, São Paulo.

Como começou pequena, ainda em 2012, e expandiu suas operações ao longo desses anos, a Amaro não estava conseguindo ter todas as informações sobre o negócio no tempo e na qualidade que necessitava.

“Precisávamos de uma solução que apoiasse o crescimento dos negócios e fosse capaz de acompanhar nossas operações a longo prazo. O board da companhia entendeu que não fazia mais sentido não ter uma área fiscal interna, e com isso precisávamos de uma ERP que suportasse toda essa operação de finance”, conta Aline Lins, senior accounting, costs & tax manager da Amaro.

Inicialmente, o time de consultores da Ninecon fez um levantamento das principais deficiências na infraestrutura e nos processos dentro do ambiente da Amaro.

Após identificadas as necessidades, os processos foram escalonados em um período de seis meses e as cerca de 120 inconsistências operacionais no sistema da companhia foram solucionadas.

Na fase de desenvolvimento, novas integrações foram implementadas para otimizar os processos internos, passando em seguida para a fase de sustentação.

“Nosso desafio era aprimorar e finalizar os processos que já estavam em andamento, aparando arestas e aperfeiçoando os detalhes para que todo o potencial das ferramentas pudesse ser explorado”, explica Kelly Rodrigues Cavalcante, gerente de contas da Ninecon.

A Amaro trabalha com vários sistemas integrados. Alguns passam pelas questões tributárias vigentes no Brasil, como a Compras, o que, segundo a equipe, a desafiou a trabalhar com a especificidade que cada área necessitava. 

“A Oracle tem soluções incríveis que, se você tiver processos estruturados para usar, ela irá ajudar muito. A cada processo que conseguirmos formatar, nós avançamos uma nova ferramenta para ter todo o aproveitamento que ela pode oferecer”, afirma Lins.

Com o sucesso do projeto, a Ninecon foi convidada para assumir o “Projeto Cogs”, referente a supply chain management, além da implantação de uma infraestrutura de AMS e a locação de alguns profissionais do seu time sob regime de BodyShop.

Fundada em 2004, a Ninecon tem um longo histórico com a Oracle e, mais recentemente, com outros players, como Microsoft, Dell EMC, VMware, Veeam, SailPoint e Run2Biz.

A empresa tem 350 funcionários e atende clientes como Yamaha Motors, Bimbo, Fundação Getúlio Vargas, Azul Linhas Aéreas e CVC.

Já a Amaro trabalha com mais de uma centena de marcas e possui 18 lojas distribuídas por dez cidades brasileiras, mas centraliza 90% de suas vendas no on-line. Sua sede e centro de distribuição ficam em São Paulo.