ALÔ?

Amazon tenta entrar no mercado de telefonia

Plano de telefone poderia ser parte do pacote Prime, uma grande jogada.

05 de junho de 2023 - 11:25
A oferta de telefonia seria uma forma de chamar a atenção de novos usuários. Foto: Depositphotos

A oferta de telefonia seria uma forma de chamar a atenção de novos usuários. Foto: Depositphotos

A Amazon vem fazendo negociações com operadoras de telecomunicações para entrar no mercado de telefonia dos Estados Unidos com planos mais baratos ou gratuitos para assinantes do pacote Prime da empresa.

Segundo a Bloomberg News, a companhia está conversando com a Verizon Communications, a T-Mobile e a Dish Network para obter os preços de atacado mais baixos possíveis.

A Dish já é uma empresa parceira da Amazon. Sua divisão da AWS fornece computação em nuvem para executar a rede de seu serviço sem fio.

Assim, a Amazon passaria a oferecer planos wireless aos assinantes Prime por US$ 10 (cerca de R$ 49,44) por mês ou de graça.

As negociações, conforme o The Register, estão acontecendo nas últimas seis a oito semanas e, em algumas vezes, a operadora AT&T esteve no mix de escolhas.

Atualmente, os assinantes Prime pagam US$ 139 por ano e têm benefícios como entrega rápida gratuita, streaming de vídeo e música.

No Brasil, o serviço da Amazon Prime custa R$ 119,90 por ano. 

Em março deste ano, o número de usuários do plano chegou a cerca de 167 milhões, um número inalterado em relação ao ano anterior.

A oferta de telefonia, então, seria uma forma de inspirar a fidelidade dos clientes e chamar a atenção de novos usuários. 

(Até porque seria mais difícil cancelar a assinatura Prime se você tiver que portar seu número para outra operadora ou trocá-lo).

O negócio de telefonia, porém, não tem garantia que sairá do papel.

“Estamos sempre explorando a adição de ainda mais benefícios para os membros Prime, mas não temos planos de adicionar wireless neste momento”, diz Maggie Sivon, porta-voz da Amazon, ao The Register.

Fundada em 1994, a Amazon é uma empresa que tem crescido cada vez mais nos últimos anos. 

Em 2022, a companhia registrou uma receita total de US$ 514 bilhões (cerca de R$ 2,538 trilhões). No ano anterior, o valor foi de US$ 470 bilhões.