ABASTECIMENTO

Ambev deixa de produzir cerveja para envasar água potável no RS

Gigante de bebidas irá doar cerca de 850 mil latas de 473 ml de água por dia à população local.

08 de maio de 2024 - 10:43
Já foram doados mais de 560 mil litros de água para o Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/Instagram/Ambev)

Já foram doados mais de 560 mil litros de água para o Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/Instagram/Ambev)

A Ambev, gigante brasileira do ramo de bebidas, decidiu interromper sua produção de cervejas em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para produzir água potável para a população do estado, que passa por um desabastecimento e racionamento do recurso em decorrência das enchentes.

A distribuição está prevista para começar nesta quarta-feira, 8, e visa a produção de cerca de 850 mil latas de 473 ml de água por dia em conjunto com a Ball, fabricante de embalagens de alumínio para bebidas, segundo a CNN.

Para mudar o foco da produção local, a Ambev precisou de maquinários vindos de São Paulo, que ajudaram a adaptar a fábrica.

A iniciativa será estendida por prazo indeterminado, enquanto a região precisar.

Até então, já foram doados mais de 560 mil litros de água para o Rio Grande do Sul, dos quais 185 mil foram destinados à população de 11 municípios afetados pela crise climática. 

O restante foi enviado para hospitais da grande Porto Alegre, região que está sem o recurso desde segunda-feira, 6, quando a prefeitura emitiu um decreto determinando que a água distribuída seria usada apenas para abastecimento e consumo essencial.

O Rio Grande do Sul tem sido atingido por fortes chuvas desde o início da última semana. Na sexta, 3, uma barragem se rompeu, agravando a situação do estado. Até o momento, foram registradas 95 mortes, 131 pessoas desaparecidas e 372 feridas, de acordo com a Defesa Civil.

São mais de 1,5 milhão de pessoas afetadas, das quais 159 mil estão desalojadas e mais de 48 mil acolhidas em abrigos temporários.

Criada em 1999, a Ambev nasceu da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Em 2004, fez uma fusão com a belga Interbrew, formando a AB InBev e chegando a 18 países. 

Somente no Brasil, são 32 cervejarias, duas maltarias, 100 centros de distribuição direta e seis de excelência, além de 32 mil colaboradores. 

A companhia possui mais de duzentas marcas de bebidas, entre elas Skol, Brahma, Antarctica, Corona, Bohemia, Budweiser, Stella Artois, Guaraná Antarctica e Fusion.