
A Apple está trabalhando em uma nova tecnologia de carregamento sem fio. Foto: Songquan Deng/Shutterstock.
A Apple está trabalhando com parceiros na Ásia e nos Estados Unidos para desenvolver uma nova tecnologia de carregamento sem fio que pode ser implantada em seus dispositivos móveis no próximo ano.
De acordo com fontes da Bloomberg, a Apple está explorando tecnologias que permitem que iPhones e iPads sejam carregados a uma distância maior do que as estações de carga sem-fio utilizada com smartphones atualmente possibilitam.
A fabricante está pesquisando como superar barreiras técnicas como a perda de energia com o aumento da distância. A eficiência da transferência de energia diminui à medida em que a distância entre o transmissor e o receptor cresce, o que significa que as baterias demoram mais para recarregar deste modo hoje.
Com iPhones e iPads gerando mais de três quartos da receita da Apple, as novas tecnologias podem dar seus dispositivos uma vantagem competitiva e ajudar na venda de produtos da empresa em um mercado em desaceleração.
Samsung, Sony e Google estão entre as rivais da Apple que lançaram smartphones com carregadores sem fio, mas que ainda exigem a proximidade de uma placa de carregamento.
Além da vantagem competitiva, com o novo sistema de carregamento a Apple tem a chance de evitar recalls como o informado pela empresa nesta quinta-feira.
A empresa anunciou um recall voluntário de tomadas de carregadores de seus aparelhos. O Brasil está entre os países atingidos pelo problema, junto com Argentina, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul e também países da Europa.
De acordo com a empresa, em casos raros os carregadores de dois pinos podem quebrar e gerar risco de choques elétricos ao serem tocados.
O recall envolve carregadores de Macs, iPhones, iPads e iPods produzidos entre 2003 e 2015, e inclui o kit Apple World Travel Adapter, que adapta os carregadores aos diferentes padrões de tomada ao redor do mundo.