
Ana Rezende. Foto: Divulgação
A Astella, um dos principais fundos de investimento em atuação no país, decidiu criar uma iniciativa focada no desenvolvimento dos times de liderança das startups investidas.
Para tanto, a empresa contratou Ana Rezende, uma consultora com 20 anos de experiência na área de RH.
Rezende tem passagens por grandes organizações como Renault, Mondelez, Embraco e, talvez o mais importante para esse novo projeto, foi diretora de talentos na RD Station entre 2015 e 2017, quando a empresa ainda se chamava Resultados Digitais.
A RD foi uma das investidas do Astella e acabou sendo comprada pela Totvs em março de 2021 pela bagatela de R$ 1,8 bilhão.
Depois de sair da RD, Rezende se tornou sócia da consultoria de gestão de talentos, liderança e estratégia Lidehra, da qual seguirá como advisor. Também cofundou a DisRHupt, uma escola voltada a formar profissionais de RH para o ecossistema de inovação.
Na Astella, Ana vai desenvolver o conceito de “máquina de talentos”, que consiste em ajudar empresas a construir equipes de profissionais qualificados de forma rápida e sustentável.
"Sabemos que as empresas de crescimento exponencial têm um ritmo muito próprio e muitas vezes se deparam com a dificuldade de alimentar seus times ao passo que expandem. Ao mesmo tempo, quando as pessoas se desenvolvem, aumenta a possibilidade de que fiquem na empresa e se engajem”, diz Rezende.
A Astella trabalha com capital semente e aportes iniciais de capital. Nos últimos 12 anos, a empresa já investiu em 40 startups, incluindo nomes como RD Station, Omie, Sallve e Bornlogic.