
Atlas On Fire busca startups. Foto: Depositphotos.
A Atlas Eletrodomésticos, uma das maiores fabricantes de fogões do Brasil, está usando tecnologia da Null Bug, uma startup de Francisco Beltrão, no Paraná, para automatizar o processo de conciliação de vendas em marketplaces.
O produto usado foi o Kitt, uma plataforma que combina funcionalidades de automação de processos robóticos e de integração como serviço (RPA e iPaaS, para quem gosta de siglas).
Na prática, o Kitt ajuda a criar fluxos automatizados substituindo o trabalho manual de funcionários (o que seria o RPA dentro da Atlas), além de facilitar a integração entre diferentes softwares (a comunicação do ERP da SAP da Atlas com os sistemas de 17 marketplaces diferentes nos quais os produtos são vendidos na internet).
“Conseguimos reduzir o tempo de conciliação em cerca de 90%”, revela Marcelo da Silva, gerente de TI da Atlas Eletrodomésticos.
De acordo com Silva, a empresa já tem mapeados mais de 10 processos que serão automatizados com a plataforma, incluindo processos fabris, contábeis e administrativos.
O projeto surgiu a partir de uma prova de conceito feita por meio do programa de inovação aberta Atlas On Fire (é preciso dizer que o nome é muito bom), desenvolvido em parceria com o Sebrae desde 2022, com a meta de aumentar o uso de soluções de startups locais dentro da Atlas.
Também está envolvida na iniciativa o Ciklo - Hub de Inovação, uma iniciativa da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB).
Dona das marcas Dako e Atlas, a Atlas possui sede em Pato Branco, que também fica no sudoeste do Paraná, distante cerca de 50 km de Francisco Beltrão. Com populações na faixa dos 85 mil, as duas são as maiores cidades da região.
“A parceria da Atlas com a Null Bug nos deixa entusiasmados, não só por atender de maneira excelente uma demanda específica da empresa, mas também por mostrar que um modelo de negócio descentralizado, voltado à colaboração com outras entidades, é fundamental para o desenvolvimento de soluções que garantam a perenidade de qualquer empreendimento”, afirma Silva.
A Null Bug foi fundada em 2020 por Rafael Zanela, um profissional que já havia sido diretor administrativo da CashWay, companhia de Florianópolis especializada em sistemas para a área financeira.
Até agora, a empresa atuava principalmente com desenvolvimento de sistemas, incluindo um app completo de força de vendas para uma das maiores cervejarias do Brasil.