
Grandes players estão abocanhando uma fatia cada vez maior do mercado. Foto: Pexels.
AWS, Microsoft e Google, os três maiores players de computação em nuvem, estão aumentando a concentração do mercado mundial nas suas mãos, hoje já na casa dos 65%.
De acordo com dados da Synergy Research Group para o primeiro trimestre de 2022, isso acontece porque os três maiores players de nuvem estão crescendo mais rápido do que o resto.
Os três gigantes crescem na média do mercado, ao redor de 34%, enquanto o resto, onde estão empresas como IBM e Oracle, tem resultados entre 10% e 20%.
Assim, desde 2018, AWS, Microsoft e Google passaram de controlar um pouco mais da metade do mercado (52%) para os atuais 65%.
A venda de nuvem pública no primeiro trimestre chegou a US$ 52,7 bilhões.
A tabela é liderada pela AWS, com 33%, seguida pela Microsoft, com 22% e o Google, com 10%.
Na visão dos analistas do Synergy Research Group, a dinâmica veio para ficar, e as empresas menores no mercado de nuvem devem focar em nichos específicos ou regiões.
É uma mensagem dura para a concorrência, formada por nomes que dominaram o mercado de infraestrutura há décadas, e tinham a ambição de serem competidores relevantes em todo o espectro de nuvem pública.
John Dinsdale, o analista chefe da Synergy, traz o resumo da ópera no site The Register:
“O nível de competição segue alto, mas o enorme e rapidamente crescente mercado de computação em nuvem continua a coalescer ao redor da Amazon, Microsoft e Google”, aponta Dinsdale. “Os outros provedores de nuvem simplesmente não conseguem igualar a escala e o alcance geográfico dos três líderes de mercado”, conclui o especialista.