Claudia Furini, diretora de marketing, estratégia de clientes e ESG do BV. Foto: divulgação.
O Banco BV implementou agentes autônomos de inteligência artificial em seu canal de atendimento do WhatsApp em um projeto realizado pela Jabuti AGI, especializada na tecnologia.
Segundo a instituição, a implantação marca a transição do atendimento conversacional para o resolutivo disponível 24 horas por dia e sete dias por semana.
Os agentes são capazes de compreender intenções, adaptar-se ao contexto e executar tarefas complexas de ponta a ponta, garantindo respostas “rápidas, seguras e personalizadas”.
Além disso, a solução oferece escala real e é treinada para usar apenas as informações e regras oficiais do banco, o que elimina o risco de informações incorretas e garante segurança nas respostas.
A ferramenta utiliza o histórico e o perfil de cada cliente para oferecer recomendações personalizadas e alinhadas às suas necessidades financeiras. Com isso, o cliente segue a conversa de onde parou, sem precisar repetir ou explicar novamente seu histórico.
Com os agentes, a instituição registrou um aumento significativo na capacidade de resolução de demandas logo no primeiro contato e redução de até 73% das “rechamadas”.
Além disso, os clientes demonstraram maior engajamento, maior satisfação e menor demanda por outros canais.
“Estamos usando a IA autônoma para criar uma experiência que entende o cliente de verdade. No WhatsApp, conseguimos unir conveniência e empatia, com respostas rápidas e contextualizadas, em um atendimento que se adapta ao momento e à necessidade de cada pessoa. O cliente sente que está sendo ouvido e compreendido, e isso faz toda a diferença na relação com o banco”, avalia Claudia Furini, diretora de marketing, estratégia de clientes e ESG do BV.
Fundado em 1991, o BV pertence ao Banco do Brasil e à família Ermírio de Moraes, atuando nos segmentos de crédito e financiamento para pessoas, corporate & investment banking, asset management e private bank.
Atualmente, é considerado o quinto maior banco privado brasileiro, com mais de 150 parceiros entre fintechs, marketplaces e outros.
Criada em 2023, a Jabuti AGI tem sede em Barueri, São Paulo, no endereço de escritórios em Alphaville. Seu fundador e CEO é Cecílio Fraguas, um executivo com histórico em grandes operações digitais, como no Itaú, que tem atuado ativamente no cenário de IA no Brasil.
O grande destaque da empresa é a capacidade de seus agentes de IA de atuarem em ambientes críticos e regulados, justamente como o setor financeiro.
