
José Amarildo Casagrande, diretor-presidente do Banestes. Foto: Divulgação/GovES
O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) implementou uma série de tecnologias da Red Hat para fazer um sacode na sua infraestrutura.
As soluções incluem o OpenShift Container Platform, uma tecnologia usada para separar as aplicações dentro de “containers”, e o OpenShift Data Foundation, com o qual é feito o gerenciamento das aplicações.
Além disso, o Banestes implementou soluções de aumento de desempenho, como o Single Sign-On, uma solução de gerenciamento de identidade e acesso, e o AMQ Streams, uma solução de mensageria.
As mudanças entraram em cena depois de 12 semanas de imersão no programa Red Hat Innovation Labs, serviço de capacitação e consultoria desenvolvido pela Red Hat.
Toda a infra ajuda o Banestes por exemplo a processar boletos: foram 540 milhões de boletos pagos por dia, cinco vezes mais do o resultado esperado antes da imersão.
O banco estadual, com 2,4 mil colaboradores, também melhorou a comunicação entre áreas técnicas.
“Certamente, sem o apoio, direcionamento e treinamentos oferecidos pela empresa, nós levaríamos de 3 a 4 anos para desenvolver uma solução desse tamanho. Uma revolução aconteceu em 90 dias”, afirma José Amarildo Casagrande, diretor-presidente do Banestes.
O Banestes detém a maior rede bancária do estado do Espírito Santo, com 782 pontos de atendimento, sendo o único banco com agências em todos os 78 municípios capixabas.