CONECTIVIDADE

BP Bunge adota 4G da TIM

Com cobertura de 3 milhões de hectares, o projeto é o maior da operadora no agro.

08 de novembro de 2022 - 12:21
A BP Bunge é responsável pela gestão de 360 mil hectares de terras dedicadas à produção de cana-de-açúcar. Foto: Divulgação

A BP Bunge é responsável pela gestão de 360 mil hectares de terras dedicadas à produção de cana-de-açúcar. Foto: Divulgação

A BP Bunge Bioenergia, empresa formada pela joint venture das operações de açúcar e álcool da BP e da Bunge, adotou a rede 4G da TIM para conectar suas unidades no campo.

A cobertura será nas lavouras de cana-de-açúcar das 11 unidades da companhia no país. Isso significa 3 milhões de hectares espalhados pelos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins — onde a BP Bunge possui um total de 450 mil hectares de área plantada.

Com o 4G, a joint venture pretende ampliar a utilização de recursos disponíveis dos quase 1,2 mil equipamentos agrícolas e de transporte que possui. 

Conectados à SmartLog, uma central de gestão logística integrada que acompanha em tempo real a operação de plantio, colheita e transporte, os equipamentos possuem recursos como big data, inteligência artificial, internet das coisas e robótica. 

Com isso, a expectativa é ganhar na digitalização dos processos, agilidade na tomada de decisões, aumento na produtividade e redução do custo de produção. 

Além disso, a conexão chegará a mais de 174 mil pessoas dos municípios vizinhos às usinas, incluindo cerca de 12 mil funcionários diretos e indiretos, 29 escolas públicas e 10 unidades básicas de saúde.

A solução 4G da TIM no campo já foi adotada por mais de 40 empresas. O projeto da BP Bunge é o maior em extensão até o momento, contemplando quase 100 novas torres 4G.

“Com esse relevante projeto de conectividade rural, damos mais um passo de transformação digital para potencializar eficiência operacional e rentabilidade. Para além dos negócios, contribuímos para a inclusão digital e para o desenvolvimento local nas comunidades onde temos operações, que passarão a ter acesso ampliado à rede móvel", destaca  Geovane Consul, CEO da BP Bunge Bioenergia.

Com mais de 8,5 mil funcionários, a BP Bunge Bioenergia produz etanol, açúcar e energia elétrica a partir de biomassa. A empresa é responsável pela gestão de 360 mil hectares de terras dedicadas à produção de cana-de-açúcar.

A TIM nasceu em 1995 no Brasil após a divisão das atividades de telefonia fixa e móvel da Telecom Italia e conta com mais de 50 milhões de clientes. Em 2021, a companhia listada na B3 e na NYSE faturou R$ 18 bilhões, alta de 4,6% em relação ao ano anterior.

Em cinco anos de atuação do projeto 4G TIM no Campo, a empresa já atendeu cerca de 12 milhões de hectares e 1 milhão de pessoas em 485 municípios de 12 estados diferentes.